Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Duelo de Banjos

Uma cena imperdível e emocionante !
Leia antes de abrir o anexo para assistir ao vídeo.
O filme "Amargo Pesadelo"  estava sendo rodado no interior dos
Estados Unidos.
O diretor filmava uma cena em um posto de gasolina típico daquela região.
Na casa  contígua,  o real proprietário do posto morava com sua mulher e filho. Este  era  autista e nunca saía do terreno da casa.
Aconteceu, então, um fato surpreendente que chamou a atenção do diretor.
Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores que, sendo músico,  andava acompanhado da sua guitarra, notou a presença do garoto autista que dedilhava um banjo na varanda da casa.
O ator então  se aproximou e começou a repetir na sua guitarra a sequência musical que o autista tocava. Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o diretor logo captou a importância da cena e mandou filmar.
Começou aí um belíssimo "duelo" entre os dois, duelo este que acabou sendo incorporado ao filme e se transformou nos momentos de maior beleza e significado de "Amargo Pesadelo".
Chama a atenção o fato de que o garoto é verdadeiramente um autista.
Nunca fora escalado na figuração do filme e a cena não estava prevista no roteiro.
Vale a pena ouvir a incrível sequência musical produzida e ver a beleza do momento onde a alegria do garoto modifica toda a sua expressão.  No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até que passa a exibir um sorriso contagiante.
Observem também a felicidade do pai, que começa a dançar,  e da mãe que assiste a tudo através da janela.
Terminado o "duelo", o autista volta para dentro de si para viver o seu mundo particular e característico do desvio de personalidade que carrega, o que pode ser visualizado na sua reação, típica de um autista, no momento em que o ator se aproxima para cumprimentá-lo.
Foi uma única tomada, oportunamente filmada graças à percepção do diretor. 
Aumente o som e assista ao vídeo.


Obrigado Mário. Um abraço.

2 comentários: