Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AUGUSTÃO PRETO, QUE O "SENHOR" O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS

No dia 13 de agosto de 2009 escrevi o quanto segue;


Ao perceberem que esta foto é de arquivo pessoal, me perguntaram a origem desse Fordinho.
Era o carro do meu pai na minha adolescência. Foi nele que, apesar de menor idade, realizava meus passeiozinhos lá pela querida Herculâ
ndia. Na época o Brasil era desregulamentado, não tinha tantas chatices, o povo e autoridades, camaradas e não topavam tudo por dinheiro. Felão, eu e o seu cunhado Toninho padeiro temos histórias. Lembra do Padre #$&*¨#*, que o João minhoca chamou de vigário vigarista? Pois é.
Esta foto deve ser do ano de 1958, pois o caminhão Chevrolet Brasil estalando de novinho estacionado ao lado era dos Laticínios Alta Paulista Ltda e seu motorista o Augustão preto (hoje seria senhor Augusto grande, afrodescendente. Fosse o Augusto anão teria de chamá-lo, Augusto verticalmente prejudicado. Tenham dó, né?

O Augustão preto está ainda firmão, casou-se com a Santa, secretária da minha saudosa mãe e estive com eles no ano passado por ocasião do falecimento da tia Espéria.

Esse Fordinho, o sr. João o comprou do sr. Martinelli, já tinha quase 30 anos de uso e funcionava que era uma beleza. Veio com uma adaptação, pois a rodagem era do Ford 1934, se não me falha a memória, aro 16", enquanto a original, 21", porisso mais macio que os demais, apelidados de Pé-de-bode.


Acabo de saber, através de um amigo, que o Augustão Preto nos deixou hoje, com destino à sua morada definitiva, que se situa ao lado do "Senhor", local destinado somente às pessoas boas, de coração grande e que passou pelo estágio terreno sem praticar maldades. Foi o caso do Augusto, que deixa uma família  decente,  formada por ele e sua esposa Santa, a qual, com certeza, está inconsolável e  aos quais transmito os meus sentimentos, ao tempo em que solicito orações a todos eles, indistintamente do credo proferido.

13 comentários:

  1. Concordo em todos os gêneros, este politicamente correto incita muito mais o preconceito e os estereótipos, tenho certeza que o Augustão Preto(que Deus o tenha) se sentiria muito ofendido se alguém o chamasse de o Grande Augusto Afrodescendente. Viram o que queriam fazer com a obra do grande genial Monteiro Lobato, graças a Deus que ainda temos pessoas sensatas e coerentes.
    Grande abraço e meus pêsames à família.
    Dulce Fernandes Stangari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dulce, eu sempre o chamei de "GUSTÃO" e tinha boa intimidade com ele, pois na época em que os Laticínios Alta Paulista Limitada eram proprietários do caminhão da foto, tinham um outro, Chevrolet 1948, boca de sapo, tamanho 3/4, com o qual trabalhei por uma temporada, exatamente de 1º de setembro de 1960 até 21 de janeiro de 1961, quando então deixei a querida Herculândia para trabalhar na Capital e estudar à noite. Fui colega de trabalho do "Gustão",do "Tavião", da Ilde e de outros. Com certeza está ao lado do "Senhor", pois sempre foi um homem bom.e trabalhador.

      Excluir
  2. Gustão! Que Deus o tenha! Olhe por nos. Ficou a marca de um homem bom e trabalhador, respeitador e muito atencioso. Fará falta, na medida em que o mundo de hoje está necessitado de pessoas de sua altura!

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade, mas ele ainda residia aqui em Herculandia porque não ouvi nada, geralmente anuncia no alto falante da igreja?
    Lucas

    ResponderExcluir
  4. Padre #$&*¨#* ... vigário vigarista ah me lembro muito bem dele kkk tinha vocação para os negocios, sabia gerenciar como um capitalista nato de tanto que deixou a batina, casou-se, virou pastor e entrou para a politica kkkk em resumo tinha o dom da persuação kkk
    Plinio Mendes

    ResponderExcluir
  5. Conheci muito bem esse "padreco"... Era amigo de muitos de nossos conhecidos... Gostava das sessões de filmes heterodoxos(!!!) em sessões clandestinas e noturnas no cine local, para um reduzido numero de assistentes atentos, mas que não percebiam que havia um grupinho de primos (entre si) que se apinhavam sobre um tambor de combustível no pomar vizinho e também tomavam o porre, vendo tudo pelas janelinhas laterais!!! Mas foi até serem descobertos e as sessões mudarem de local!!!
    No entanto o grupo estava desmascarado e a cúpula identificada e, para surpresa dos primos, lá estava o padreco e seu pé-de-bode!!!
    Bem, acho que não precisa nem falar as iniciais do padreco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosidade ZSylvio, naquela época os padres usavam batina preta direto(?) e esse padreco tinha a cara de pau de ir nas sessões clandestinas com o hábito?
      Lucas

      Excluir
    2. Com certeza meu jovem que ele ia a paisano, igualmente nas pescarias como tal kkk
      Plinio Mendes

      Excluir
  6. SOMENTE AGORA FIQUEI SABENDO DO FALECIMENTO DO AUGUSTO,MARIDO DA NOSSAQUERIDA SANTA ARMANDO,NOSSA SEGUNDA MÃE. AJUDOU COM DEDICAÇÃO ESMERADA A NOS CRIAR.LEMBRO-ME BEM DO SEU CASAMENTO QUE FOI FEITO EM NOSSA CASA.QUE DOR!!! QUE SOFRIMENTO!!! SABER QUE NÃO A TERÍAMOS MAIS CONOSCO.NOSSO IRMÃO ,LUÍS CARLOS,CHORAVA DIA E NOITE. FOI MUITO DIFÍCIL ACOSTUMARMOS COM A SUA AUSÊNCIA. ELA DIZIA: MEU PRETO.......SEU FILHO,MEU AFILHADO! QTO TEMPO NÃO O VEJO.MAS A SANTA NÃO SÁI DE NOSSA MEMÓRIA.ESSA QUERIDA PESSOA.
    CIDINHA,NEUZA,ZÉ AUGUSTO E DEMAIS IRMÃOS,DEIXO AQUI NOSSO ABRAÇO CALOROSO E A CERTEZA DE NOSSAS ORAÇÕES.MAIS UM MOTIVO PARA EU IR LOGO PARA A TERRINHA.
    QTO AO PADRE CITADO AQUI,NÃO CONHECI NENHUM PADRE ASSIM.ESSES COMENTÁRIOS FICAVAM PARA OS " FOFOQUEIROS DE PLANTÃO " QUE FICAVAM NA ESQUINA DO BAR....RSRSRS DESCULPEM AÍ,TÁ? MAS MILTON,NA ÉPOCA MEU NAMORADO, SÓ ACEITAVA O NOIVADO SE EU DEIXASSE DE FREQUENTAR A IGREJA,MAS PARA MIM,DEUS SEMPRE ESTEVE EM PRIMEIRO LUGAR EM MINHA VIDA ,ENTÃO ELE ACABOU FREQUENTANDO COMIGO. VELHOS TEMPO,VELHOS DIAS......FIQUEM COM DEUS ,AMIGOS E AMIGAS. VCS,HOMENS SABIAM DEMAIS!!! ÀS VEZES É BOM NÃO SABER DAS COISAS....RSRSRSR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vendo Sueli, o Milton sabia das coisas como a maioria dos homens da época(eles se acobertam, diferente de nós), como o meu pai e seus amigos, você sabia, nesse período meu pai tinha proibido minha mãe de confessar com esse padreco, e minha mãe nunca soube o motivo(apenas obedeceu o marido e ia se confessar em Tupã com o padre Afonso), uma pena que ela já foi para morada celestial, senão seria a primeira a contar para ela o segredo, graças ao Sylvio.
      Ana Guebara de Lucca

      Excluir
  7. Aparecida Pereira
    No ´dia 18 DEUS recolheu meu pai para junto dele. Que o SENHOR acolha em teu reino e lhe de o descanso eterno,Aqueles que amamos nunca morre apenas parte antes de nós. Obrigado senhor pelo tempo que nos concedeu junto. E fica a saudade que vai ser eterna.

    ResponderExcluir
  8. Lamento profundamente a perda do "Gustão", trabalhou por um tempo na Fazenda do meu Pai na Baixa- Fria. Pessoa boníssima, calmo e de poucas palavras. Ponderado e generoso. Que Deus o tenha.
    Eduardo Simões

    ResponderExcluir
  9. Aqueles que amamos nunca morre apenas parte antes de nós. Obrigado senhor pelo tempo que nos concedeu junto. E fica a saudade que vai ser eterna. De seu filho Pedro, Nora Luceli e Neta Rafaela. - Limeira-sp

    ResponderExcluir