Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


  “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. 

Essa frase do livro de Simone de Beauvoir, “O segundo sexo” escrito em1949, foi uma bandeira nas manifestações feministas. Muito se conseguiu depois disso; igualdade de trabalho, de direitos, de respeito e de cidadania. Depois de muitos sutiãs queimados, as mulheres continuaram mulheres e os homens continuaram homens... felizmente.... Há diferenças que devem ser mantidas para não se perder a graça.
       Tenho a ousadia de tomar para mim a frase de Simone de Beauvoir, transformada com o que penso. Talvez até na contramão do que ela realmente simbolizou. Nos tornamos mulheres, quando parimos....mesmo quando não somos mães. Quando parimos amor, compreensão, perdão.... Me refiro à maneira feminina de amar, que alguns homens privilegiados também possuem; essa capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender sem preconceitos e julgamentos. De perdoar mesmo sentindo dor...Dor é nossa especialidade; físicas ou emocionais, por mais intensas que sejam, o sexo frágil vira um gigante. Nos tornamos mulher, quando parimos a capacidade de sendo uma, nos transformarmos em duas, três...muitas... Só nós conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo....e bem! Somos “mulheres tornadas”, quando parimos a “bruxa” que existe em cada uma de nós, que adivinha, prevê, intui.... usando sensibilidade e intuição com sabedoria. Quando parimos indignação, e não tememos a luta em prol da dignidade, ética, justiça e respeito. Somos “mulheres que se tornaram”, quando parimos filhos, do nosso ou de outro ventre... Parir é dar à luz, é iluminar... .a vida de alguém...
       Nos tornamos mulheres quando assumimos nossa sensualidade ...sem culpa e sem vulgaridade...No livro “Amêndoa”, a personagem Badra, vivendo na segunda metade do século xx, lamenta as mulheres reprimidas de seu tempo e de sua terra; _”essa calamidade que chamam decência, só se impõem às mulheres para fazer delas múmias maquiadas de olhos vazios”. Tanto quanto a repressão, a vulgaridade e o exagero na exposição de bundas e peitos de tamanhos estratosféricos que aparentam ter vida própria, parece também fazer das mulheres bonecas de corpos inflados e cabeças vazias.  Não estou me referindo à vaidade; essa é absolutamente parte do universo feminino, é conseqüência da auto estima... cuidamos do que amamos.... não é incompatível com capacidade de trabalho, nem com conhecimento ou inteligência. Podemos sim presidir, faxinar, gerir, educar, curar, dirigir, pintar, costurar, cozinhar, construir etc...com os lábios vermelhos ou cor de rosa....batom  não diminui o rendimento; nem a atividade física, nem aquela correção cirúrgica, nem as roupas da moda, o corte do cabelo, os preciosos cremes........ Aquela bolsa é o seu sonho de consumo? Se podes tê-la e vai te deixar feliz, porque não? Podemos ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven, ler Dostoiévski, admirar uma obra de Rembrand, assistir um filme de Almodovar ...de saltos altos...
        E o homem.... esse nosso parceiro impaciente, metódico, dono da verdade e que não se equilibra em saltos altos; ele que é de Marte enquanto a mulher é de Vênus, como na música de Edith Piaf , “C’est lui que mon coeur a choisi...”

    Parabéns à todas as mulheres. Parabéns cunhadas, primas, sobrinhas, sobrinhas netas, em dobro àquela que espera minha sobrinha bisneta Maria, parabéns minhas amigas, parabéns minhas ajudantes... Minha gratidão às mulheres da minha vida; aquelas que me deram vida e aquelas que tornaram mais feliz a minha vida; Rosa, Joana, Maria, Mafalda, Maria Fernanda, Luciana, Thereza, Maria Luiza e Ana Julia. Exceto as pequenas que certamente se tornarão, são todas exemplo de mulheres que se tornaram.

Rosa Marin Emed.

 Curitiba,8 de março de 2013


Rosinha, muito obrigado e um grande abraço a você.

17 comentários:

  1. Linda homenagem, bela crônica Rosinha.
    Que o Dr. Luiz rodeie Rosa de rosas. Ela, como todas as mulheres merecem esta homenagem. Todos os dias são Dia da Mulher, mas o de hoje é especial.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ZSylvio, você é mesmo especial! Todos os dias são Dia da Mulher... e dos homens que as valorizam. Quanto às rosas, o Luiz disse candidamente que uma só basta...Um dia ainda compro uma floricultura.....
      Um abraço.
      Rosa Marin Emed

      Excluir
    2. Corrigindo...ObrigadO...Freud explica, decerto agradeci sua sensibilidade ...
      Rosa Marin Emed

      Excluir
  2. A mulher foi feita da costela de Adão para estar ao lado do homem em questão de igualdade e não dos seus pés para ser pisoteada, submissa e humilhada.
    essa frase minha professora colocou na lousa para dinamica de inicio da aula e saiu de tudo por exemplo se fosse a mulher no poder hoje o mundo estaria bem melhor e evoluido e por tras de um grande homem sempre tem uma mulher inteligentissima etc teve tambem as negativas mas estas nao vou por kk
    Carol.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol.
    Muito bom tua professora estimular o debate sobre o tema. Melhor ainda você ter se interessado. Certamente a menina Carol já se "tornou" uma mulher inteligente, curiosa de conhecimentos e de vida; participativa e pronta pra aprender e crescer à cada dia. Acredito que não importa de onde viemos , mas pra onde vamos. Não importa se caminhamos do lado direito ou esquerdo(atrás jamais)do homem, ou se por vezes caminhamos sós, o importante é caminharmos para um futuro pleno, e se tivermos alguém do nosso lado, que seja quem nos valorize e que nós também valorizemos. Costumo dizer para meus filhos que o amor só sobrevive com a admiração.
    Um grande abraço, e obrigada por ler e comentar meus "escritos".
    Rosa Marin Emed.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola rosa
      tudo bem quero ser assim quando ficar adulta bonita como vc inteligente e simpatica pelo seu sorriso e lendo a falha nossa do seu raul lembrei que o diretor levou uma rosa para a professora na classe e fez homenagem e com certeza pra todas
      Carol.


      Excluir
    2. Olá Carol:

      "QUERER É PODER"

      Não sei sua idade, entretanto, ao escrever; "quero ser assim (igual à Rosinha) quando ficar adulta", presumo, seja pré-adolescente. Saiba Carol, você está no caminho certinho. O ecoeantigos, creio, é um bloguito dirigido a adultos, muitos até saudosistas. A minha irmã Sueli escreveu outro dia que precisa se socorrer de dicionário ao ler artigos por aqui, notadamente do Absalão, Beltran, Dr.Fagundo, Gêmiguel, José Paulo, José Sylvio, Raul Ribas, Rosinha...e você navegando e dialogando dentre estas feras... Isto é gratificante. Sei não, acho a única leitora a representar sua faixa etária. Teria outra? Que se apresente, se houver. Não creio. Está vendo? Você Carol, é diferenciada! Chegará lá com certeza.
      Pesquisei no "Dr." Google para encontrar um caso de pessoas que se destacaram e tive a sorte de encontrar o perfil da estrela do talk show de maior audiência na história da televisão mundial, a apresentadora Oprah Winfrey, de 51 anos. Interessante conhecê-lo; http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/87/artigo8601-1.asp
      Repito, Você Carol, é diferenciada! Chegará lá com certeza.
      Copie este comentário e o arquive nos seus documentos para conferir quando o futuro chegar, e chegará, mais rápido do que se imagina. Peninha que, contra a minha vontade e sob veementes protestos, não aqui estarei para festejar com você, mas, se me dedicar uma oraçãozinha, ajudará a amainar a pena que estarei cumprindo pelos meus pecados cometidos nesta minha caminhada terrena.
      Um grande abraço Carol e muitíssimo obrigado pelas constantes visitas ao ecoeantigos.
      Sérgio.

      Excluir
    3. Sergio,
      Não se esqueçla de que a vida é para ser vivida em toda a sua intensidade (sem exagêros, é claro), assim , dentro de mais uns 25, 30 anos, quandol você se for, o receberei com alegria, onde quer que isso seja!!! Aproveite pois este "pequeno" lapso de tempo que nos foi presenteado pelo Papai do Céu, que vái entre o primeiro berro e o últimno suspiro!!! Abração!

      Excluir
    4. Caro ZSylvio,
      Lembre-se que a Carol é novinha. Até se transformar numa Rosinha leva algum tempinho e até passar este tempinho, o Serjão já era.
      Abração e obrigado.

      Excluir
    5. Caro ZSylvio e caro Sérgio
      Estaremos todos lá,"onde quer que isso seja", enviando correspondência para o ecoeantigos...se vão receber não sei...
      Ainda que a "vida escorra para o passado" muito rapidamente,que o presente seja um belo "presente"!
      Como disse Rubem Alves no livro"O infinito na palma de sua mão";_"Resta quanto tempo? Não sei.O relógio da vida não tem ponteiros. Só se ouve o tiquetaque...Só posso dizer Carpe Diem,colha o dia como um morango vermelho que cresce à beira do abismo"
      Um grande abraço.
      Rosa Marin Emed-Rosinha.

      Excluir
    6. Olá Rosinha;
      Tem uma mensagem em arquivo PPS circulando, eu a tenho em meus documentos, do Rubem Alves, Tempo Mágico, interessante. Ei-la, se bem que com fundo musical fica bem melhor.
      Grande abraço a você e obrigado.
      Sérgio.

      Tempo mágico...

      Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

      Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não tolero mais a falsidade de gente que fala por trás, gente ingrata que esquece o bem que fizemos nos momentos difíceis. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

      Já não tenho tempo para discutir o óbvio, os erros e os acertos do passado. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade, continuam imaturas.

      Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em confrontação para "tirar fatos a limpo".
      Detesto fazer acareação de desafetos de pessoas infelizes que responsabilizam os outros pelos seus próprios fracassos.

      Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

      Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.

      Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.

      Excluir
    7. É por essas e outras que gosto de ler Rubem Alves...Ele disse em um de seus livros, que não temos os anos que dizemos ter,porque esses já se foram; não os temos mais. Os anos que temos são os que nos restam ser vividos...
      Que as jabuticabas que ainda temos, sejam saboreadas com essa sabedoria descrita nesse texto, durante os anos "que temos".Um abraço.
      Rosa Marin Emed.-Rosinha.

      Excluir
  4. Queixo-me às rosas, mas que bobagem
    As rosas não falam
    Simplesmente as rosas exalam
    O perfume que roubam de ti, ai...

    (Cartola)

    Ah, mas nossa Rosinha fala... E como!

    Mas a propósito, lendo sua bela crônica homenageando a mulher nesta sua merecida e internacional data comemorativa, a cada parágrafo - meu Deus! - “purgava” com mais vergonha ainda um “maledeto” vexame que ontem merecidamente amarguei! Segredo, mas a título de autopenitência conto a fim de aliviar-me em parte meu pesar, e porque não minha vergonha... Acompanhei ontem minha esposa - Dia Internacional da Mulher - a uma agência bancária a fim de esclarecer algumas dúvidas. Recebidos atenciosamente pelo gerente, nos acomodamos nas poltronas à sua frente. Foi ai que imediatamente, este, muito solícito, (solicito demais para o gosto de marido ciumento...) abriu a gaveta, apanhou um bombom ricamente embalado e, cumprimentando cavalheirescamente “minha véia” estendeu-lhe o mimo! Foi exatamente a esta altura que levei, pasmem uma grande, merecida e vergonhosa bordoada... O imbecil aqui, desligado por natureza desde o berço, não se lembrando da data comemorativa daquele dia, com a maior cara de babaca interrogou: ué, e o meu? Santa Edwiges, mas que vergonha! Com palavras que para agravar ainda mais a situação soaram piedosas, o suposto “paquerador” esclareceu: hoje meu caro, não é o seu dia, mas só da sua esposa, logo...

    Mereci, mereci, mereci!...

    RAUL RIBAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sofra não....Como disse o meu amigo ZSylvio, todo dia é dia da mulher. Você tem 364 dias pra se redimir até o próximo dia 8 de março. Boa sorte!
      Rosa Marin Emed

      Excluir
  5. Parabens Rosinha pela belíssima crônica. É por essas e outras que, a cada dia que passa, tenho mais e mais que orgulhar dos meus conterraneos, data venia.

    Homenagem mais que justa, porquanto, nem poderia ser diferente, tenho verdadeiro carinho, admiração e grande respeito a este SER que nos dá a vida, independentemente de raça, de cor, de credo, de "status" social. Prossiga em suas crônicas.

    Parabens a voce, parabéns a todas as mulheres.

    Se me permites, com todo o respeito, um grande abraço a esta data especial.

    Absalão.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Absalão. Você é um homem sábio que admira, tem carinho e respeita as mulheres, como só os homens sábios o fazem...
    Tenho tido notícias tuas através de meu irmão Beltran, que tem grande afeto e amizade por você.
    Um grande abraço e mais uma vez obrigado; teu elogio é um estímulo para que eu continue com minhas "escrevinhações".
    Rosa Marin Emed- Rosinha.

    ResponderExcluir
  7. Mas este bloguito é fantástico!!! Sergio, Absalão, Rosinha, Beltran... É só entrar aqui e sentir o pulsar dos amigos de sempre! Deus os tenha por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir