Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

terça-feira, 12 de março de 2013

SÁBIAS


   Sempre que vejo pés de babosa, me lembro de minha mãe. Dizia ela que eu nasci sem um fiapo de cabelo, desconfio que vem daí meu apelido familiar de Nena, pra não confundirem a Nena menina careca, com o nenê menino. Pois bem, o tempo passava e minha careca brilhava, minha mãe desesperada recorreu à internet da época; cunhadas comadres vizinhas amigas (assim mesmo, sem virgulas, pois se trata de um único site)... a sugestão foi unânime; babosa na careca da Nena. Anos mais tarde, minha mãe creditava meus cabelos fartos e brilhantes à babosa usada nos meus primeiros meses de vida. Realmente meus cabelos não fizeram parte da minha lista de reclamações e insatisfações juvenis. 
Mas...o tempo passou e apareceram os primeiros fios do intrometido, atrevido, inconveniente, insolente e arrepiado cabelo branco. Lutei bravamente; cada fio branco era arrancado; até que entendi que isso me levaria ao meu estado original de carequice. Recomendaram as mechas que se faz colocando uma touca e pinçando alguns fios; durante o procedimento você fica parecendo uma enlouquecida Medusa, aquela da mitologia grega. Aprendi com o tempo, à ficar de costas para o espelho como forma de evitar o rebaixamento da auto estima durante o procedimento. Mais alguns anos e as mechas se tornaram insuficientes. Têm mulheres que ficam lindas com o cabelo branco bem curtinho; infelizmente não é o meu caso, então parti para a tintura, ou melhor, para o "tingimento", que lembra "fingimento"; a gente finge que não tem brancos,finge que é loira.
Minhas filhas têm cabelos longos e lindos, desconfio que ocorreu uma espécie de mutação, cujo agente mutagênico foi a minha babosa.O tempo apagou da minha memória as sessões de aplicação da gosma da babosa mas não devia ser mais desconfortável do que na mudança dos brancos, a passagem pela Medusa até o resultado final. Quando vejo no mercado produtos para os cabelos à base de aloe vera, nome sofisticado para a velha babosa, percebo como minha mãe e suas cunhadas-amigas foram sábias; 
SÁBIAS em viver com simplicidade e criatividade, 
SÁBIAS mães amorosas e disciplinadoras, 
SÁBIAS companheiras, 
SÁBIAS mulheres...que também se enfeitavam.

Rosa Marin Emed.


Rosinha, obrigadíssimo e um grande abraço a você.

4 comentários:

  1. Cronica linda e hilariante!!! Transmite à perfeição o sentimento das mulheres ( e homens também, porque não???) ao verem o passar dos anos refletirem em mutações indesejadas mas fatais!!! A tintura não dura muito, mas as faixas e as bandanas ganharam seu espaço e acobertam o que lá se instalou em definitivo... Ah! os cabelos brancos! Minha saudosa mãe ficou linda com os seus fartos cabelos brancos!
    Ah! O Tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive uma cabeleireira que tinha uma teoria à respeito dos cabelos e das mulheres. Dizia ela que as muito jovens precisavam de cabelos longos pra se sentirem femininas,uma espécie de Sansão às avessas; à medida que amadurecem e se tornam confiantes, encurtam as madeixas. Devo ter empacado no meio do caminho, com alguma imaturidade apesar dos 61, nos cabelos semi longos... eles não combinam com brancos. Todo mês passo pela provação de me transformar numa Medusa,guardiã dos cabelos embranquecidos...
      Minha mãe também nunca tingiu seus cabelos, e a lembrança que tenho dela também é com lindos e fartos cabelos cor de neve. Decerto nossas mães também receberam suas doses de babosa. Um grande abraço.
      Rosa Marin Emed

      Excluir
  2. ola pra todos!!!

    fiquei curiosa como as mulheres vaidosas de antigamente escondiam os cabelos brancos e surpreendam elas usavam o carvao do fogao de lenha kkk
    bjs
    Carol.

    ResponderExcluir
  3. Cabelos de neve! Inesquecíveis! Lindos, sedosos. Não sei se minha mãe usou babosa quando menina, mas na parte materna da família, montanhas de neve sempre foram o panorama "oficial"!!!
    Não devo chegar lá, pois a grande maioria caiu (e continúa a cair) e o que permanece está mais para cinza claro!!! kkkkk

    ResponderExcluir