Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mês de Maio, momento significativo para a mente e o coração

O mês de Maio, o quinto em nossa tradição, parece possuir peculiar características pelas suas significativas comemorações e, por essa razão, existem muitos registros e histórias sobre o nome do mês. Mas, tudo indica que sua origem está relacionada ao de Maia, a deusa romana da primavera e do crescimento. Se assim for, não é difícil de compreender, também, o nome Maria e sua derivação.

Chamado, também, do mês das noivas e das mulheres, ele exalta em nossa cultura diversos acontecimentos como, por exemplo, no dia 3, o “Dia Internacional do Sol”, uma reverencia mundial à nossa principal fonte de Vida e Luz, que é, também, uma estrela de quinta grandeza e se constitui o centro do nosso sistema planetário. Embora o Sol, em varias tradições, esteja ligado ao arquétipo do pai, é preciso lembrar que, em verdade, ele é uma estrela, um corpo celestial, que oferece a tudo e a todos, como uma eterna mãe, uma sutil nutrição.

O segundo domingo, deste peculiar mês, é reservado às mães. Só por isso já valeria ser lembrado como especial, uma vez que nossas vidas têm em seus ventres suas origens e nossas sobrevivências com elas particular vinculação.

Nele, também, sempre acontece, segundo a tradição Cristã, o Dia da Ascensão do Senhor e o Corpus Christi, datas de extrema importância para aqueles que buscam a compreensão dos Mistérios Divinos. E, ainda, pelas tradições Judaica e Cristã, quase sempre o Pentecostes, onde – na primeira - estão velados os significados da entrega dos Dez Mandamentos ao Libertador Moisés, no Monte Sinai, e – na segunda – os segredos da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, cinquenta dias após a crucificação.

Já o seu dia 13, também, apresenta momentos especiais, como a aparição de Maria para os pastorinhos em Fátima, no ano de 1917 em Portugal. E, também, o ato da assinatura da Lei Áurea no ano de 1888, pela princesa Isabel que assumiu o trono provisoriamente no lugar do pai e tornou-se a grande libertadora dos escravos no Brasil. Este foi um ato marcante para a humanidade ainda que na esfera de nosso país e - vale lembrar - promovido por uma mulher.

Neste mês, exatamente no dia 15, acontece também outra data internacionalmente conhecida em que se comemora, desde 1994, o “Dia da Família”, em reverência a data em que a ONU celebrou o Ano Internacional da Família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”. Ora, coincidência ou não, referenciar a família no mês das mães parece-nos, no mínimo, possuir uma estreita relação.

Ainda, no dia 25 de maio é comemorado o “Dia da Adoção”, que foi criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, quando foi defendida a ideia de que a adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”. Aqui outra curiosa relação, pois adoção esta vinculado a um sentimento profundo de acolhimento e, sobretudo, de proteção, muito natural ao espírito da maternidade.

Enfim, além de estar estreitamente ligado à Alma da Mulher ou acontecimentos que revelem características de natureza feminina, talvez para finalizá-lo não deve ser sem razão que, em seu último dia, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Visitação, uma antiga tradição que lembra o encontro das duas supremas Almas Femininas que trouxeram ao Mundo a Esperança da Redenção de toda a Humanidade.

Para muitos - sobretudo aqueles que têm os olhos voltados para o Conhecimento Universal e a percepção aberta aos símbolos como instrumentos de profundas revelações - esta comemoração marca um peculiar momento na história dos homens, onde está representado o encontro, o reconhecimento, entre a Antiga e a Nova Tradição.

Assim, de forma simbólica ou não, podemos reverenciar neste acontecimento um profundo significado, onde Isabel - nascida entre os Essênios e ainda que mulher velha e estéril - traz para Mundo a chave que encerrou o movimento da descida da Alma ao Precipício da Evolução. Enquanto que Maria - a virgem da mais sublime história de concepção - vem representar a jovem Sabedoria que se curva diante da sagrada Tradição, para cumprir sua suprema missão. Ou seja, anunciar ao Mundo a possibilidade da Salvação, abrindo assim o primeiro selo da dolorosa Via da Paixão.

Que este peculiar mês, no seu terminar, seja ainda um profundo motivo de nossas reflexões.
Fraternalmente;

José Paulo Ferrari, 31 de maio de 2013! 

Saudações Mestre. Muito obrigado e um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário