Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sylvio Simões, gentilmente, destacou em sua página do Facebook foto do Posto Esso em Herculândia, dos anos 30


Jose Sylvio Simoes Pinto

Posto Esso da família Garcia em minha terra natal Herculândia, com o Sr. João Garcia (pái dos meus amigos Sérgio Carroantigo, Sueli Garciarossetto e Solange Garcia) apoiado na cabine do caminhãozinho madeireiro! Foto dos anos 1950!!!

Beltran Marin Gasquez J. Sylvio, a quantidade de caminhões existentes em Herulândia naquele tempo era muito limitada e caminhãozinho de toras como esse da foto sómente conheci o de meu tio Felipe Marin Viscaino, que depois ele vendeu e comprou o caminhão Ford 46, cambio seco com cabine e carroceria. Com grande probabilidade esse caminhão que aparece na foto era o dele e possivelmente com ele na direção ou do proprietário anterior, caso esse proprietário anterior também fosse de Herculândia.
 SSymões e Beltran, obrigado pelas referências. Interessante que eu conheço esta foto há tempo e nunca havia observado que o meu pai, João Garcia, estava apoiado no para-brisa do caminhão Ford 1935, provavelmente do Felipe Marin Viscaino, tio do Beltran.

O Absalão (olá Absalão, bom dia) também me enviou esta foto, creio, do ano 1968, onde meu pai abastece uma Kombi, a qual, provavelmente era do Sr. Francisco Antunes Cintra.

Bem, a história do posto foi narrada aqui em Fevereiro de 2012 e abaixo a transcrevo.
Grande abraço a todos vocês e obrigado.
Sérgio.


Olá Sérgio, Bom Dia:

Estes dias lendo o Bloguito, ví que o posto de seu avô na avenida
Brasil foi construído em 1938. Aí, uma duvida me assaltou: havia na esquina da Rua José Bonifácio com a Avenida Tamandaré um posto de gasolina, cujo prédio ainda subsistia até uns dez ou quinze anos atrás, dando lugar a uma residência. 

Esse prédio antigo desse Posto de Gasolina, tinha a frente para o vértice do entroncamento da av Tamandaré com a José Bonifácio, de sorte que ele fora construído em um ângulo de 45 graus com o vértice, deixando um triangulo livre em sua
frente onde segundo me lembro tinha somente uma bomba manual que deveria ser de gasolina, pois na época não havia Energia Elétrica. 

Até uns 30 ou 40 anos atrás, já há muito desativado o Posto, ainda se lia na parede frontal desse mesmo prédio, já meio apagado, a palavra "Posto" e sempre me disseram que era de seu avô e ontem me encontrei com o Pedro Emed que veio com a família para Herculândia mais ou menos entre os anos de 46 a 48 e ele me confirmou a existência desse Posto de Gasolina naquela esquina e que ele teria sido também de seu avô.

Será que seu avô não tinha dois postos de gasolina? Você se lembra?

Abraços, Beltran


Seguinte Beltran;

Esta é uma das poucas fotos que tenho desse local que você citou, onde havia um posto de combustíveis com duas bombas manuais, uma de gasosa e outra de óleo díesel. Meus pais, a mana Sueli e eu, provavelmente com uns 6 anos, então, em 1947,  ao fundo um casarão antigo de madeira onde morávamos todos.



Este posto foi construído pelo meu avô, o segundo de Herculândia, sendo que o primeiro era o que está na foto abaixo, já ampliado, de 1938, construído pelo Sr. Joaquim de Oliveira, onde deu início à Agência Ford. Posteriormente o Sr. Joaquim, com visão de negócios, mudou-se para Oswaldo Cruz onde instalou um Posto Texaco e para lá transferiu a Agência, obtendo grande progresso, posteriormente transferiu-se para Taubaté onde a Agência Ford é uma das principais, se não a principal,  do Vale do Paraíba. O posto abaixo foi vendido ao meu avô, que desativou o descrito por você.





Aqui é o Sérgio, sobre um tambor de gasolina no posto supra, em 1941, no dia da minha crisma na Igreja de Sant'Anna, cujos padrinhos foram o Sr. Joaquim de Oliveira, foto abaixo e sua esposa, Dona Aurora, os quais me presentearam com essa roupa. O meu pai trabalhava com o Sr. Joaquim de Oliveira, de onde permaneceu amizade para a vida toda, ou além túmulo, como diz o amigo José Paulo Ferrari, pois a filha deste casal de padrinhos, Irene Maria de Oliveira Zamprogna, residente em Umuarama/PR, se corresponde com o Serginho via net.


No entorno do posto que chamávamos de velho, havia um terreno de uns 2.000 metros onde meu avô cultivava muitas árvores. Aclimatou uma castanheira do Pará, a qual viveu até há alguns anos. Soube que o proprietário a derrubou porque se aborreceu com as crianças que atiravam pedras para colher os preciosos frutos. A vida é assim... uns dão vidas... outros as tiram...

Creio estar aí o meu amor pelas árvores. Esta abaixo, eu a plantei há uns trinta anos, mais algumas no entorno. Que luta para mantê-la viva, apesar de todos os anos nos presentear com muitas mangas espada soborosas e orgânicas, além de reter toneladas de óxido de carbono, nos dar oxigênio, reter águas pluviais, amainar ventos fortes, nos dar frescor, abrigar a fauna, nos transferir cristais iônicos e propiciar uma sombra de fazer inveja, principalmente nos dias de calor intenso, onde diariamente um instrutor de auto-escola vem treinar baliza com seus alunos.

Já escrevi sobre a Âgência Ford no bloguito em 2009,
aqui===> http://ecoeantigos.blogspot.com/2009/04/saudade-de-herculandia-xvi.html

Abração Beltran e obrigado por prestigiar nosso bloguito.

2 comentários:

  1. Caro Sergio. Esta sua postagem tem um conteúdo impar. Uma história e tanto! Um relato fiel de um dos principais marcos de nossa terra! Fez parte de nossos cotidianos e nos remete a momentos de alegrias, encontros, festejos e amizades. Isso jamais morre e fica em nossa lembrança para sempre e isso transmitimos para as gerações seguinte. Nossa memória e de nossa terra e seus símbolos devem ser sempre perpetuados, pois são ricos em só trazer coisas positivas.
    Você, Beltran, Eduardo, Absalão e outros grandes amigos têm muito com o que colaborar para a preservação da memória de nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo defeito de teclagem...
    ... e isso transmitimos para as gerações seguintes.

    ResponderExcluir