Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SAUDADE DE HERCULÂNDIA XVI

Chegou o escaner ou scanner, agora, me aguentem.O saudoso sr. Joaquim de Oliveira, um dos pioneiros de Herculândia, a implantar, nos anos 30, o Posto de combustíveis Esso, embrião da Agência Ford que hoje está em Taubaté/SP.
Início da Agência Ford na cidade de Herculândia/SP, na avenida Brasil, nº 701, anos 40. Após, a Agência Ford foi transferida para a cidade de Oswaldo Cruz, em seguida veio para Taubaté com o nome de Companhia de Automóveis Joaquim de Oliveira e hoje é a Lemar.


Sergio,Obrigado pela lembrança. Vi o Sr. Joaquim pouquissimas vezes, já bem mais velho.Apenas uma correção: onde era a Cia. de Automoveis Joaquim de Oliveira, hoje é a Superfor do grupo Itavema. De resto, muito bom saber a origem das coisas. Obrigado e um bom dia.


Aldo
Foto dos fundos do Posto Esso, onde estava instalado o elevador.

Primeiro acidente registrado no Posto Esso, o senhor de terno não me recordo, seria o motorista? O que está ao lado do caminhão Chevrolet 1938 era meu saudoso pai, João Garcia, que na época trabalhava com o sr. Joaquim de Oliveira.

O motorista, o Guarda da Força Pública, sr Batistela, meu pai e eu, ali próximo do pilar e estou narrando tudo de memória, pois me lembro bem desse acidente. Acho que a manutenção das fotos ajudam na memorização.

Outro detalhe que me recordo bem é que se tratava de uma sexta-feira maior (santa) e a fofoca que corria era castigo divino em razão do motorista não ter respeitado o dia santo. Imaginem se Deus iria castigar um trabalhador que mesmo em dia destinado ao descanso se pos a trabalhar.

7 comentários:

  1. Estimado Serginho,foi uma feliz surpresa ver colocada na internet um pouco da historia de meu saudoso pai. Não imagina a emoção que senti. Eu nem tenho essas fotografias,algumas mais antigas estão com minha irmã. Me senti de volta àquele tempo e me lembro perfeitamente do João da Eufemia de voce.Lembro-me tambem da familia do sr. Horie e da. Maria da Kikuka do Issau e demais família.Pena que o tempo,a distancia e a vida nos afatem. Receba a minha saudade e um abraço estensivo á sua familia. Isaurinha

    ResponderExcluir
  2. ola sergio foi um prazer ver imagens da qual eu nao conheçia;muito prazer em te conheçer meu nome e maria luiza garcia;sou neta de luiz garcia martinez e maria garcia y garcia, filha de francisco garcia; nao me recordo muito bem de vc mais fiquei fascinada com imagens lindas ok::um abraço a vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver essas fotos antigas do posto de gasolina Petrobras, ele existe até hoje, fica no mesmo lugar, segundo minha avó passou apenas por 3 reformas e a última fez dele inabitável por causa de um acidente, mas até meados de 2008 o dono morava no andar de cima. Se tiver mais fotos antigas de Herculândia, por favor, coloque, eu e minha avó agradecemos. Abraço! Márcia Sussi

    ResponderExcluir
  4. nossa adorei saber disso das fotos porq nao nao conheci herculandia nesse seculo obrigada .... e amo a minha cidazinha !! ass luciana

    ResponderExcluir
  5. conheci o posto 1963 meu pai foi lavador de carro neste posto,so nao me lembro o ano, o nome dele Mario rosa(mariao)

    ResponderExcluir
  6. sergio querido primao! sou a sanda ( da tia fica) com muita ssudaded de HERCULANDIA ! como foi boa nossa infancia com caeinho dos "aguelos" (avos) tempo bom demais que nao volta mais, ne? beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorava nossa casa!Com que carinho cuidava dela e qto ajudava abasecer os carros qdo chegava da aula como professora.Os clientes gostavam do meu serviço e elogiavam minha rapidez.Tudo muda,tudo passa,mas na época,era a casa mais magestosa da cidade.

    ResponderExcluir