Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

QUERMESSES

Na minha cidade natal, ali pelos anos 60 e 70, eu costumava frequentar as quermesses....Quermesses são festas realizadas na paróquia de pequenas cidades do interior de São Paulo, onde se montam barracas de comidas e bebidas típicas da região e as famílias se encontram e confraternizam; não sei se em Herculândia elas ainda acontecem. Havia um auto-falante onde “fulano oferece a musica tal pra sicrana”, e os correio elegantes, que são bilhetinhos anônimos ou não, trocados entre os jovens...Brega?!!!Mas era uma delícia... e muitos namoros começavam assim....ou no escurinho do cinema, no nosso Cine São Luiz. 

No dia 29 de maio de 1964, quando eu ainda não tinha treze anos, depois de muita insistência, permiti que um garoto se sentasse ao meu lado no cinema; era o sinal do começo de namoro. O filme era “Vera Cruz”; (NR;assistam-no AQUI) um western estrelado por Burt Lancaster, Sarita Montiel, Gary Cooper e Charles Bronson; comportadamente me sentei antes que as luzes se apagassem, e reservei um lugar ao meu lado....As luzes se apagaram e o meu pretendente se sentou....com outra menina!!!!De onde eu estava podia vê-los....Na fila da frente sentou outro garoto que passou o filme todo olhando pra trás e rindo...

No dia seguinte, ainda curtindo minha dor de cotovelo, lá estava eu na quermesse quando ouço...”Alguém oferece a musica de Sergio Endrigo,” Io che amo solo te” (AQUI) para Rosinha” Opa!!!! Nos últimos acordes ...” Io Che amo solo te, Io me fermerò e ti regalarò quel che resta della mia gioventù...” recebo um correio elegante: “Você está comprometida?” “Não; porque?!” “Gostaria de se comprometer? Eu sou aquele do filme Vera Cruz, sentado na tua frente” Como eu não sabia se o menino da frente passara o filme rindo DE mim ou PARA mim, fiquei em duvida entre um sonoro não ou um acanhado sim...Mas aqueles olhos verdes.....pronto; respondi que sim!!!!

No dia seguinte, Cine São Luiz!!! Como gato escaldado tem medo de água fria, não guardei o lugar e pensei com meus botões;_se ele vier ninguém há de sentar ao meu lado....e ele foi e juntos assistimos “El Cid”; (AQUI) drama épico com Charlton Heston e Sofia Loren. O que não sabíamos é que um dos meus quatro irmãos, o Beltran, estava sentado atrás de nós....mas essa é outra história....Desde então não nos separamos mais, e só muito tempo depois eu soube que o outro garoto que “paquerava” as duas, recebeu o sim da outra menina no mesmo dia, e foi se aconselhar com seu amigo, o menino dos olhos verdes, que prontamente o aconselhou a ir com a outra, dizendo que eu era mimada, metida e feia, não sei se nessa ordem. E que eu tinha quatro irmãos que eram umas feras....

O outro menino? O namoro acabou, e alguns anos depois ele e a família mudaram de Herculândia. Quase 40 anos depois, passando por Curitiba, esteve em nossa casa e demos boas risadas relembrando essa história. O menino de olhos verdes continuou meu namorado....e hoje comemoramos 49 anos de namoro....Vivemos e aprendemos muita coisa juntos, só não aprendemos dançar....apesar das inúmeras “brincadeiras dançantes” ao som de algum LP que rodava na eletrola de alguém, na sala da casa de algum amigo, ou dos bailes no “Herculândia Clube” ao som de Nelson e sua Orquestra Tupã, ou Leopoldo e Orquestra Tupã. Ainda é tempo de aprender.....de viver e de namorar.
Rosa Marin Emed.

Olá Rosinha, perdão pela intromissão, porém, não resisti em não linkar tão importantes referências em sua vida. Se preferir, desfaço.
Muitíssimo obrigado e um grande abraço.

16 comentários:

  1. Caro Sergio; os links enriqueceram minha modesta história, e tive a oportunidade de rever "El Cid". Numa primeira tentativa não consegui ver "Vera Cruz"; culpa do meu computador ou trauma???!!rsrs. Ouvir Sergio Endrigo nunca é demais....Em nossa viagem estivemos em Sanremo, cidade dos festivais da musica italiana, visitamos o teatro onde tudo acontecia....mas essa é outra historia que ainda vou contar.... Obrigado e um grande abraço!
    Rosinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosinha, obrigado. E eu tive oportunidade de rever Vera Cruz, só as figurinhas e as poses dos nossos heróis daquela época, porque meu inglês chega só até 'How are you?", ainda assim, consultando o dr. Google. Relembrei do Cine São Luiz, dos anúncios do Domingos Gordo, propalando que os filmes tinham a tecnologia "cinema scope", do copaço delicioso do refresco de abacaxi, super gelado, da saudosa Satico do Bar do Fucushiro, na saída do cinema...
      Um grande abraço Rosinha, ao Dr. Luiz e à família.
      Sérgio.

      Excluir
    2. Nossa Rosinha sem querer querendo “pegou pesado” e machucou meu coração! Foi assim, faz um tempão, mas me lembro de tudo e eu vou contar como foi: 1952 - festa anual do Padroeiro da Paróquia de São Vicente de Paulo, Distrito de Moreira César. Ufa, eu 15 anos, ela doze e com um pai que era uma fera, mama mia! A quermesse e o alto-falante como de sempre e descrito por Rosinha estava lá, tinha também, Catira, Congada, Moçambique e cateretê, e já bem tarde até Jongo num quintal mais retirado, e eu, vou contar, não via nada, estava só de “zoio” na prima loura, linda, de trança, negaceando e fingindo que não estava nem ai e nem um pouco a fim do “belo” moçoilo aqui! Mas de repente, o inesperado... O alto falante dá “The stop on the sound” calando uma música que bem me lembro, era Calú, com Ângela Maria. Foi ai que com voz empostada, mas sem deixar de parecer doce e romântica, mandou para o ar o dengoso recado inesquecível: “De uma menina de trança para um rapaz muito tímido: você ai seu bobinho, de calça caqui e camisa xadrez, eu te amo sabia?” Pois é, nove anos depois, com marchas à frente e à ré, casávamos há 52 e dois anos em maio de 1961... Ufa!

      RAUL RIBAS

      Excluir
  2. Rosa, parece que conheço esta história. Mais do que isto fui testemunha desde o inicio. Dei uma ajudazinha numa serenata e depois testemunha de fato do casamento.
    Beijos a você de ao Luiz.
    Eduardo Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu "irmão" Eduardo; vocês foram testemunhas, cúmplices...assim como nós.... Enfim somos padrinhos(ou compadres?)duas vezes.Bem nas serenatas não podiam faltar "Gatinha Manhosa" e pra finalizar...."Porque não paras relógio....." Beijos a você e Marilda.
      Rosa.

      Excluir
  3. Rosinha, uma verdadeira história de amor, sempre começa (ou começava) com algum suspense, muitos suspiros e muita expectativa. E no final, quanto tem que ser... será!
    Imagino que teve que assistir aos filmes, pois naquelas duas vezes, nem Vera Cruz e nem El Cid entraram por sua mente, seus olhos, seus ouvidos!
    Quanto às quermesses, me recordo com muita saudade também. Além dos correios elegantes (troquei vários) gostava muito dos churrasquinhos do saudoso !Quase Tio, como eu lhe chamava por ser irmão de minha tia Estrela Bernal Simões), as prendas leiloadas no palanque armado ao lado da casa do Nelson Martins e da Carola.
    Porcos, frangos recheados, pernís, etc... Muito bom! Saudades dos bons e velhos tempos.
    Suas postagens são verdadeiras passagens para viagens infindas e só assim possíveis.
    Um grande abraço a você e ao ex-menino de olhos verdes, de nome Dr. Luizinho!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, peço-lhes desculpas. Na hora de teclar, algo ocorreu e o nome do Saudoso Felipe Bernal desapareceu. Pois então, Felipe Bernal, uma pessoa especial, a quem chamava de tio Felipe e o homenageei colocando o seu nome em meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade Zé Sylvio;naquele tempo havia mistério e encantamento; e como disse o Eduardo....serenatas!!!ôoo tempo bom!!!! Os filmes não lembrava nadinha; nem no dia seguinte qdo o Beltran , que havia sentado atrás, pediu pra eu contar....
      Lembro com muito carinho do "Seu" Felipe, nosso Inspetor no "Grupo Escolar de Herculândia", muito alegre e amigo de todos.Bela homenagem e lindo nome.
      Um grande abraço
      Rosinha.

      Excluir
    2. ZSylvio/Rosinha, aqui no baú tenho foto de um automóvel Ford, 1940, creio, que era do saudoso Felipe, o qual foi acidentado numa passagem de nível da estrada de ferro.em Herculândia. Quando encontrá-la a postarei.
      Abraços a vocês.

      Excluir
    3. Sergio, o Eduardo tem maiores conhecimentos do que eu para discorrer sobre o acidente. Quando êle toma o rempédio da pressão correto, ao invés de tomar botõezinhos de gola de camisa, êlke se lembra de muita coisa...

      Excluir
  5. ola rosinha,tudo bem?

    aqui em herculandia ainda tem quermesse,nao sei se com a mesma festança da sua epoca,parece que nao porque o sylvio descreveu bem como era,hoje so uma vez por ano,no dia 26 de julho dia da padroeira da cidade nossa senhora santa ana,tem a barraca do pastel,dos doces,churros,frango assado,leilao de gado...adoro,mas nos ultimos anos porque caiu no meio da semana foi fraquinho,mas valeu pela grandiosa missa que o padre jorge nos proporciona no dia da padroeira de herculandia
    bjs
    Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol; tudo bem...Bom ter notícias tua e da nossa terra.
      Realmente era uma festança, mas os tempos eram outros...As opções de lazer eram diferentes; muita coisa boa desapareceu, mas outras surgiram com tecnologia que na época só existia nos filmes de ficção que assistíamos no Cine São Luiz; é o preço do progresso e do desenvolvimento...Me lembro da primeira televisão que tivemos em casa e da primeira novela que assisti; Beto Rokefeller com Luiz Gustavo( gostei tanto do nome do ator que o dei ao meu filho)e Bete Mendes, eu devia ter mais ou menos a tua idade.. A televisão chegou e os cinemas nas pequenas e médias cidades começaram a desaparecer...informática?? Nem em sonhos!!!Mas escrevíamos cartas que demoravam pra chegar...e nos visitávamos mais...Não sei te dizer se era melhor ou não....Diferente!!!!
      Um grande abraço
      Rosinha.

      Excluir
    2. Rosinha, essa garota Carol é fantástica. Por minha recomendação assistiu ao filme Prefiro o Paraíso, a história de São Felipe Neri, { http://ecoeantigos.blogspot.com.br/2013/05/prefiro-o-paraiso-filme-completo.html }o qual me foi indicado pela Sueli, fez um relatório e o apresentará em sua classe.
      Abração Rosinha, abração Carol.
      Sérgio.

      Excluir
  6. sou eu que fico feliz,como sergio ja disse,no meio destas feras,incluo ele tambem!
    olha tenho face,twiter conheço muitos blogs,adoro as comunidades do orkut pena que sao poucas as que sao atualizadas,mas nunca deixo de apreciar o ecoeantigos,ele tem um imã de sabedoria que os outros nao tem,como minha mae disse,é a mao sabia do sergio
    vou contar outra novidade para a rosinha,o lugar que era o cine sao luiz ta reformando e vai ser a casa da cultura sr gordo antigo morador de herculandia(desculpa,nao lembro o nome dele) com uma sala do tipo museu que vai mostrar a historia de herculandia
    bjs
    Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima noticia, Carol...A homenagem ao Sr Domingos Gordo é muito adequada e merecida; afinal cinema também é cultura e era ele quem nos proporcionava.
      Um grande abraço
      Rosinha.

      Excluir
    2. ah que legal,rosinha,entao o cinema era dele!
      tambem rosinha,vai passar filmes,uma parceria da prefeitura com o governo:KIT CINEMA,passava improvisado no clube,mas depois da reforma vai tudo pra la,vai ter apresentaçao de teatro tb porque ja temos um grupinho que chama INSPIRARTE
      bjs
      Carol.

      Excluir