Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O refúgio herculandense do Dr. Absalão de Souza Lima, o Advogado Verde


Olá meu carissimo Sérgio - bom dia.
 
Bondade sua me nominar advogado VERDE. 
 
Na verdade, não deixa de ter alguma razão, porque o gosto pelas plantas vem de muito longe (do tempo em que ainda não se falava em meio ambiente), principalmente da nossa querida terra quando a mais de 50 anos eu por lá ainda andava descalço e nadava no Iacri.


 Alias, apenas para voce ficar um pouco feliz e para suprir algumas deficiencias de verde em nosso nostálgico torrão, e também para suprir um pouco do que poderiam plantar e não plantam, às vezes até por que não têm quem assim os incentive, veja lá o que nos fizemos em minha casa lá em Herculândia. 

Primeiro, apenas para voce se situar, meu pequeno pedaço lá em Herculândia fica cerca de 1 quarteirão abaixo da antiga casa do Said. (não tenho mais que 2.500 m2). Pra voce ter um vaga ideia, fica na Rua XV de Novembro, nº. 836, no sentido centro Iacrí.


                       
Nessa pequena chácara, reservei um minúsculo espaço 600,00m2. e nesse, atrevidamente acabo de plantar: 

 Cedro Rosa (em extinção), Cedro autraliano, peroba, ipês de todas as cores favorecidas pela região  (branco, rosa, roxo, amarelo); Cabreúva, aroeira, jaracatiá, mogno, jequetibá, paineiras, jacarandá, pau brasil, farinha seca (uma das ceasalpinas nativa da região) - (no mínimo 3 ou 4 mudas de cada um das espécies citadas), além de que já haviam no local, plantadas por mim, em torno de 25 ou 30 palmeiras e coqueiros diversos (imperial, jerivá, coco, coco gairova), também 2 lindas Palmeiras Azuis (bismarchia), pitanga, abacateiros, jabuticabas, etc. Aliás, vez por outra somos visitados por gambás, tucanos, melros, etc).

Qualquer hora dessas lhe mando alguma coisa de lá, ou quando voce for lá, vamos torcer para que coincida com minha estada lá (por volta de a cada 1 mes, ou 1,5 mes), e lá, em companhia do Beltran e de outros bons amigos que la estiverem e que seja seu amigo também, vamos tomar um wiskynho à sombra (pelo menos por ora, das farinhas secas que já estão grandes), que tal?
 
Abraço- Absalão.   



Olá meu caríssimo Absalão.
Nós,  antigomobilistas, costumamos dizer que "A ferrugem está no sangue". Desde que  me conheço por gente, carros antigos sempre me fascinaram. Carrões, não dou a menor pelota, agora, basta ver uma sucatinha que fico doidão. O mesmo acontece com a paixão pela natureza. Assim como a ferrugem, o sangue verde, creio, já veio assinalado como tal e você é um atestado vivo desta afirmativa, pois aí estão as provas, as quais materializam o seu sentimento.
Me deixa feliz postar estas matérias.
Está aqui no forno, pronta para ser publicada, mais uma crônica da Rosinha e o tema é este. Que bom saber que ela também é do nosso time.Veja só um pedacinho;
"Muitos anos mais tarde morei numa chácara em Curitiba, onde nos fundos havia um pequeno bosque, mas as minhas árvores preferidas estavam na frente, junto ao portão de entrada; eram dois caquizeiros majestosos..."

É isso. Meu caro Absalão, mais uma vez obrigado por comparecer vitoriosamente no nosso bloguito.
Um grande abraço a você.

4 comentários:

  1. Conheço o refúgio verde do advogado do verde Absalão, do qual tive a honra de receber sua colaboração em meu escritório de contabilidade em idos tempos. Acompanhei visualmente toda a evolução e revolução verde em seu refúgio e vi de um Saara nascer um paraiso, fruto da persistência e do amor à natureza desse ilustre Herculândense. Oxalá, todos, do mais graduado ao mais humilde cidadão tivessem o seu senso de ecologia e amor à natureza.Certamente o mundo seria o jardim do Eden.
    Beltran

    ResponderExcluir
  2. olá absalão não sei se vc ainda se lembra de mim,conheci vc na epoca da politica,ate que não tinha entendido uma mensagem sua e vc foi muito educado explicando ela pra mim, agora sei onde vc vem descançar aqui, mostrei pra minha mãe e ela disse se não falha a memoria ela conheceu seus parentes,a dona cotinha que morava numa chacara cheia de arvores que morreu com 102 anos em sampa e a outra irmã dela que morreu antes mas minha mãe não lembra o nome,a minha mãe conheceu a dona joana, a mãe delas, ela disse que ela vivia na cama e tinha mais de 100 anos mas era lucida e muito educada e carinhosa,era uma baiana de lindos olhos azuis.
    se vc quiser responde pelo msn carol_dinis@hotmail.com
    carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara CAROL (penso que seja esse seu nome, não?).
      De fato, sua mãe tem razão, ela conheceu mesmo a minha familia. A Dona Cotinha que faleceu quando faltavam 2 (dois) meses para completar 103 (cento e três) anos era minha tia, irmã de meu Pai que se chamava Benedito. Outra irmã de meu Pai à qual se refere sua mãe e que vivia também naquela chácara cheia de árvores (e está lá até hoje do mesmo jeito)à qual voce se refere, chamava-se Ana, mas a maioria a chamada de Loura, essa faleceu em 1998, aos 96 (noventa e seis) anos. A minha avó, era mesmo a Dona JOANA e lá também morava com essas duas tias, ela na verdade NÃO VIVIA na cama, foi forte e inteiramente lúcida até a morte aos 100 (cem) anos (em 1987). Era uma pessoa muito conhecida em Herculândia, até porque, chegou lá nos idos de 1933. Filha de portugueses e nasceu na Bahia, tinha sim lindos olhos azuis. (muito bem lembrado por sua mãe). É bem possível que sua mãe me conhece sim porque fui criado com a Da. Joana (minha avó). Talvez até seja possível que eu me lembre de sua mãe, apesar de eu ter saido dai de Herculândia em 1.968, ou seja, quando eu ainda tinha 17 (dezessete) anos, mas, desde lá, até hoje eu continuo indo a Herculândia, ou seja, eu não consegui me desligar desse lugarzinho que pra mim é muito especial. Lembro-me de muita gente de lá, principalmente os mais antigos, mas, dos mais novos tenho dificuldade em identificá-los. Minha tia Cotinha, certamente a conhecera, mas, infelizmente, está fazendo um ano e meio que faleceu aqui em Mauá, SP. e ela era, na verdade, um arquivo importante dessas informações. Não lhe respondo via MSN porque não me utilizo dele, entretanto, pode fazer contato comigo por meio de e-mail "absalaolima@uol.com.br", que lhe responderei com prazer. É sempre bom identificar um herculandese. Abraço - Absalão.

      Excluir
  3. realmente o q vc disse minha mãe confirmou, vou escrever pra vc atraves da minha mae.
    grande abraço
    e vc tem razao meu apelido carol me chamo caroline

    ResponderExcluir