Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"DA SEGURANÇA OPERACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE VANT EM ESPAÇO AÉREO NÃO-SEGREGADO NO BRASIL: CAPACIDADE DE PERCEBER E EVITAR

 No dia 14 p.p. José Augusto de Almeida, Cap Esp CTA RefmEC OSCEAS 87.172 - Adjunto da DPAA do DCTA,prestou exame de Defesa da dissertação de Mestrado no ITA, cujo tema é o estampado no título, assunto atual que aborda aspectos de interesse do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e a seu convite lá comparecemos em companhia do dr. João Simões, onde colhemos estas fotos mais o material para o filme ao final.

A Banca Examinadora foi composta pelos Doutores:

Prof. Dr. Donizeti de Andrade Presidente/Orientador – ITA

Prof. Dr. Everton Guilhão de Paula Co-orientador – Denel do Brasil

Prof. Dr. David Fernandes Membro Interno – ITA

Prof. Dr.Guilherme Conceição Rocha Membro Exteno - Konatus




 A seguir apresentaremos o resumo da Dissertação do Mestrado, elaborado pelo próprio mestrando, destacando a atenção de seu primogênito, sendo que no final, o filme por nós produzido, contém, na íntegra, esta importante palestra, a qual interessa diretamente aos profissionais do ramo.

 "A rápida expansão dos Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) civis apresenta um desafio para as entidades reguladoras tornarem possível a inserção destes no espaço aéreo comum às demais aeronaves, e assim garantir a segurança de voo.

 Contudo, a integração dos VANT, em espaço aéreo comum às demais aeronaves, representa um desafio ainda não solucionado pelas autoridades aeronáuticas mundiais.


O novo cenário exige estabelecimento de regras e técnicas de operação fortemente amparadas por soluções tecnológicas para a denominada função de “perceber e evitar” (Sense and Avoid). 

Esta Dissertação de Mestrado apresenta considerações sobre a integração de VANT em espaço aéreo não-segregado no Brasil, a partir da análise das regras já estabelecidas para as demais aeronaves.  

Aborda uma discussão sobre nível equivalente de segurança necessário para o uso do espaço aéreo por VANT, para então propor soluções. 

Aborda aspectos relacionados às Regras do Ar, aplicadas às aeronaves tripuladas, transportando-as para o cenário do VANT. 

 As funcionalidades dos Sistemas de Navegação Aérea do Futuro (Future Air Navigation System – FANS) e o Programa CNS/ATM são descritos e considerados primordiais para a integração dos VANT em espaço aéreo não-segregado.

 Finalmente, efetua uma análise dos processos já estabelecidos para investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, recomendando que o SIPAER adote processos semelhantes para VANT".

 Ao final, após à aprovação unânime da tese defendida, percebe-se, no casal, como recompensa, a alegria  pelos esforços desenvolvidos para que este resultado fosse alcançado. 

 Descontraídos, participantes do proveitoso momento argumentam sobre aspectos do tema desenvolvido.

 Doutor João Simões, ao lado de seu amigo de muitas jornadas, Cel. Giocondo, felizes pelo amigo comum, José Augusto de Almeida ter galgado mais este patamar em sua vida profissional.
O Ecoeantigos agradece ao José Augusto e ao Simões, pela oportunidade de compartilhar momentos importantes de suas vidas.
Parabéns José Augusto e vamos ao filme, o qual contém muitas imperfeições, pois o nosso equipamento é amador, entretanto, a essência aí está registrada para o todo e sempre. 



Um comentário:

  1. AMIGO IRMÃO. O seu trabalho é de profissional. Parabéns. Estou certo de que o seu blog, já bastante acessado, continuará a crescer e a contribuir para o bem de todos, principalmente do país.


    NOTA: no filme, a legenda que vai sendo rodada tem um inversão de letra na palavra: Operacional. De resto está perfeito. O filme apresenta aquilo que os nossos equipamentos permitem. Um abraço. Simões.

    ResponderExcluir