Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A história deste Fordinho 1929

Ao perceberem que esta foto é de arquivo pessoal, me perguntaram a origem desse Fordinho.
Era o carro do meu pai na minha adolescência. Foi nele que, apesar de menor idade, realizava meus passeiozinhos lá pela querida Herculâ
ndia. Na época o Brasil era desregulamentado, não tinha tantas chatices, o povo e autoridades, camaradas e não topavam tudo por dinheiro. Felão, eu e o seu cunhado Toninho padeiro temos histórias. Lembra do Padre #$&*¨#*, que o João minhoca chamou de vigário vigarista? Pois é.
Esta foto deve ser do ano de 1958, pois o caminhão Chevrolet Brasil estalando de novinho estacionado ao lado era dos Laticínios Alta Paulista Ltda e seu motorista o Augustão preto (hoje seria senhor Augusto grande, afrodescendente. Fosse o Augusto anão teria de chamá-lo, Augusto verticalmente prejudicado. Tenham dó, né?

O Augustão preto está ainda firmão, casou-se com a Santa, secretária da minha saudosa mãe e estive com eles no ano passado por ocasião do falecimento da tia Espéria.
Esse Fordinho, o sr. João o comprou do sr. Martinelli, já tinha quase 30 anos de uso e funcionava que era uma beleza. Veio com uma adaptação, pois a rodagem era do Ford 1934, se não me falha a memória, aro 16", enquanto a original, 21", porisso mais macio que os demais, apelidados de Pé-de-bode.
Depois, em 1961, fui para a Capital trabalhar na Villares, que produzia os Elevadores Atlas, olhem eu aí fazendo pose na vespa emprestada para a foto, na rua Alexandre Levy, no Cambuci, um dos focos de agitação preferidos dos sindicatos e cia., cujo ponto de ebulição ocorreu em 1964, marcha da família com Deus pela liberdade, etc. e tal.
Vivi de perto este burburinho, que por sinal, voltou a fervilhar com intensidade redobrada.
Tive apoio fundamental dos Tios Carlos, Bezinha e Beta e deixei o Fordinho em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário