Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Profissão mendigo

Imagens do Google e texto enviado pelo José Paulo Ferrari a quem agradecemos

A excelente matéria, publicada da última edição da Veja * São Paulo, em que aborda a antiga “profissão” que cada vez mais aumenta no mundo, revela o grau da deteriorizacão da ética e da formação moral de significativa parcela da população que se acostumou ganhar dinheiro fácil. Ela mostra, também, que a impunidade, nos mais diferentes níveis, como nos casos dos nossos maus políticos em Brasília, é – no nosso ver – um incentivo para a prática da contravenção e do crime.

Vale lembrar que o PT, orquestrado por Lula, acabou de dar o golpe fatal, no caso do Sarney.

A iniciativa da Veja – uma vez mais – repercutiu, tanto que outros órgãos da imprensa procuraram imitá-la e, também, abordaram o assunto com destaque, durante toda a semana, especialmente a televisão.

Sentimo-nos no dever de parabenizar a equipe da Veja São Paulo e queremos sugerir a ela e outros meios de comunicação a realização de outras reportagens investigativas, como é o caso de mais uma “profissão” que esta se tornando comum nas grandes cidades, qual seja as pseudas campanhas de arrecadação de roupas usadas por entidades falsas que, por seus “representantes”, passam de casa em casa distribuindo um pequeno informativo e depois retornam, normalmente em vãs para a coleta. Infelizmente, as roupas arreca dadas – geralmente - vão parar nos brechós, que a cada dia aumentam pelas cidades, sobretudo no interior.


Esta pratica negativa contrapõe, sem dúvida, as verdadeiras campanhas desencadeadas, normalmente, pelas prefeituras, através das Secretarias de Assistência Social, ou pelas entidades sérias que na época da estação fria conta com o apoio da população para atender os mais ne
cessitados.

Há também aquelas pessoas que “compram” impressos de entidades, no geral de instituições de amparo aos portadores de deficiências, como são os casos de cegos, ou de asilos, e, depois, batem nos portões solicitando contribuições em dinheiro. Em muitos casos, quando percebem a boa fé dos incautos moradores, aceitam qualquer tipo de doação, como móveis, roupas e alimentos que vão para as suas casas ou colocados no comércio ilegal.

A matéria da Veja e dos canais de televisão é uma forma de conscientizar a população.

É importante ter em mente que a prática da Caridade é um dever de todos nós, uma vez que esta presente nos princípios das mais variadas religiões. Mas, é - também - um ato de justiça e deve ser dirigida as entidades sérias e responsáveis, quando não praticadas por nós diretamente a aqueles, realmente, sabemos que necessitam.

José Paulo Ferrari - psicólogo

*

http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2126/profissionais-esmola-491734.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário