Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Desejo deixar pedaços de minha alma para os meus herdeiros



 Meus netos tiveram o privilégio de conhecer o bisavô paterno, e como todos que o conheceram, dele não se esquecem. Meu sogro ficou conosco por algum tempo enquanto lutava por viver; até que se rendeu e se foi, deixando imensa saudade em todos inclusive nos pequenos. Dia desses, dia de tomar vacina, Malu de quatro anos pergunta ao João de seis; _” Porque “tem” que tomar vacina?” João do alto de sua sabedoria responde:_”Pra não ficar doente, se não tomar pode até morrer”. Depois de alguns segundos, Malu indignada retruca: “Então porque não deram vacina pro biso?!!!” Entendi que “Seu” Zinho continua vivo na memória e na saudade dos bisnetos...se você quiser lições de amor, ouça as crianças. E como nos versos de Adelia Prado;_” O que a memória ama, fica eterno”.
          De outra feita, Malu (sempre ela) me perguntou; _”Vovó, onde está tua mãe?”Completamente desarmada, respondi o que os adultos costumam responder pra encerrar tal assunto....mas não com Malu....._” Minha mamãe está no céu” e ela responde:_ “ Sei....ela morreu...... mas quando é que ela vai voltar?” Atordoada mudei de assunto; não saberia lhe explicar que a bisa já voltou...voltou no seu olhar curioso, na sensibilidade, nos seus olhos “de jabuticaba” e principalmente na doçura que encanta....
         Muitas vezes ouvi minha mãe fazer uma espécie de acordo com Deus em relação aos netos;-“Será que os verei crescer, formar, casar...?”E ela viu a maioria deles formar, casar, e alguns lhe deram bisnetos que ela conheceu. Prometeu à cada neta uma colcha de crochê que ela fazia muito bem, depois de já ter feito a minha e das quatro noras ; cumpriu a promessa como uma missão antes de partir....Quando aguardávamos o nascimento do meu primeiro neto ela recomeçou;_ “Será que Deus permitirá que eu o conheça?” Lamentavelmente ela partiu antes do nascimento do João, ainda hoje tenho uma vontade irracional de contar pra ela cada graça dos meus netos, cada pergunta “matadora” da Malu.
          Percebo que chegou minha vez de negociar com Deus para ver meus netos crescerem, se formarem......Não sei fazer crochê, mas quero deixar pra eles o meu melhor, o que eu gosto em mim e quero que permaneça vivo; Como Rubem Alves; ...”desejo deixar pedaços de minha alma para os meus herdeiros. E a minha alma é feita de poesia e música”. Quero deixar pra meus netos o que aprendi com eles;_essa imensa capacidade de amar. Quero deixar também, humildade, compaixão, retidão, que aprendi com aquela artesã que fazia tão bem as colchas de crochê.....

Rosa Marin Emed.

...estarei fora do dia 4 ao dia 28 de abril e espero voltar com novas idéias para o "nosso" Ecoeantigos. Um grande abraço. 
Rosinha.


Rosinha, muito obrigado, boa viagem e um grande abraço.

4 comentários:

  1. Corrigindo...Meus netos tiveram o privilégio de conhecer o bisavô paterno...
    Rosa Marin Emed

    ResponderExcluir
  2. Rosinha,
    Um dos seus legados aos seus netos e bisnetos serão os seus escritos. Cada pequeno texto, cada cronica, serão os retalhos de uma colcha que cobrirá o corpo, a mente e a alma de cada um dos seus descendentes e eles terão orgulho dessa colcha tão bem tricotada ao longo dos seus anos de vida terrena. Cada pedacinho do que foi sua vida, costurado e bordado para que eles tenham da avó e da bisa, um mimo do céu aqui na terra!
    Um grande e afetuoso abraço e até sua volta.
    Do amigo ZSylvio

    ResponderExcluir
  3. eu conheci o seu zinho ele era amigo do meu avo,era um cara muito legal,me chamava de miuda bonita.
    Carol.

    eu li essa mensagem e resolvi compartilhar com todos,pois parece que tem algo com o que a rosinha escreveu:

    Uma senhora de 102 anos falando dias antes de sua morte:
    o que eu aprendi nessa vida?... aprendi que a cada dia tenho muito mais a aprender! ...não podemos ficar perdendo tempo com as coisas negativas, é necessário abandonar tudo que nos faz mal, não guarde rancor, saiba perdoar, temos que nos focar na positividade e nas boas vibrações, dar valor a tudo que nos faz bem, sem se importar com o que dizem, vamos tirar da vida, tudo aquilo que há de bom; se apaixone, tenha animal de estimação, faça novas amizades, aproveite cada minuto, faça feliz quem está ao seu lado, não se sinta superior ao seu próximo, diga palavras otimistas,creia em Deus, tenha uma religião, pois o tempo não volta, e a vida terrena é uma só,sabemos que nós não vamos viver eternamente por aqui, mas sempre viveremos o tempo necessário para sermos inesquecíveis!

    ResponderExcluir