Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Proteção das UC de Minas Gerais se desmantelando + proposta de lei sobre incêndios


Prezados,
É lamentável assistirmos às vésperas do mais importante evento sobre o meio ambiente e os desafios de sociedade moderna (RIO+20), a desintegração de nossas unidades de conservação. O fato relatado pelo gestor do Parque Estadual de Biribiri - MG não é único como podemos observar nas tentativas de redução e redelimitação de nossas unidades de conservação.

O caso específico dos incêndios florestais só quem sentiu o arder das labaredas na pele é que sabe como é duro o trabalho de combater os incêndios sem a estrutura adequada. Muitas vezes o que pedimos é apenas atenção dos nossos governantes para uma situação óbvia com relação aos custos na prevenção ser menores que os combates e restaurações.
Para exemplificar melhor... No Espírito Santo estamos lutando há vários anos no intuito de integrar as forças (IEMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, IDAF e principalmente a Casa Militar) na estruturação do Programa Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, aqui denominado PREVINES, porém, por desentendimento ou por não querer entender a importância deste trabalho integrado e preventivo, não conseguimos avançar na estruturação do mesmo. Sempre que há um incêndio em uma de nossas unidades de conservação e solicitamos um apoio aéreo, a resposta é sempre....não...não temos hora de vôo para atender, ou por outro lado... nossa equipe está ocupada e não podemos atender neste momento... Daí como sempre a novela se repete, ficam nossos servidores se sacrificando no combate do incêndio sem se quer possuir a atribuição ou equipamentos adequados como EPI e ferramentas.

Lamentamos o ocorrido em Minas Gerais, que sempre foi para nós uma referência no sistema de prevenção e combate aos incêndios através da Força Tarefa - PREVINCENDIO e na gestão das unidades de conservação estaduais.

Aos colegas gestores de Minas, tenham força e esperança que um dia o sistema entenderá a importância de nossas Áreas Protegidas para existência do seres aqui na Terra.

Que todos que receberem estas mensagens reflitam onde podem contribuir com o fortalecimento de nossas Áreas Protegidas.


Por e-mail, de Gabriel Bertran, a quem agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário