No dia 14 p.p. José Augusto de Almeida, Cap Esp CTA RefmEC OSCEAS 87.172 - Adjunto da DPAA do DCTA,prestou exame de Defesa da dissertação de Mestrado no ITA, cujo tema é o estampado no título, assunto atual que aborda aspectos de interesse do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e a seu convite lá comparecemos em companhia do dr. João Simões, onde colhemos estas fotos mais o material para o filme ao final.
Prof. Dr. Donizeti de Andrade Presidente/Orientador – ITA
Prof. Dr. Everton Guilhão de Paula Co-orientador – Denel do Brasil
Prof. Dr. David Fernandes Membro Interno – ITA
Prof. Dr.Guilherme Conceição Rocha Membro Exteno - Konatus
A seguir apresentaremos o resumo da Dissertação do Mestrado, elaborado pelo próprio mestrando, destacando a atenção de seu primogênito, sendo que no final, o filme por nós produzido, contém, na íntegra, esta importante palestra, a qual interessa diretamente aos profissionais do ramo.
"A rápida expansão dos Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) civis
apresenta um desafio para as entidades reguladoras tornarem possível a inserção
destes no espaço aéreo comum às demais aeronaves, e assim garantir a segurança
de voo.
Contudo, a integração dos VANT, em espaço aéreo comum às demais aeronaves,
representa um desafio ainda não solucionado pelas autoridades aeronáuticas
mundiais.
O novo cenário exige estabelecimento de regras e técnicas de operação fortemente
amparadas por soluções tecnológicas para a denominada função de “perceber e
evitar” (Sense and Avoid).
Esta Dissertação de Mestrado apresenta considerações sobre a integração de VANT
em espaço aéreo não-segregado no Brasil, a partir da análise das regras já
estabelecidas para as demais aeronaves.
Aborda uma discussão sobre nível equivalente de segurança necessário para o uso
do espaço aéreo por VANT, para então propor soluções.
Aborda aspectos relacionados às Regras do Ar, aplicadas às aeronaves tripuladas,
transportando-as para o cenário do VANT.
As funcionalidades dos Sistemas de Navegação Aérea do Futuro (Future Air
Navigation System – FANS) e o Programa CNS/ATM são descritos e considerados
primordiais para a integração dos VANT em espaço aéreo não-segregado.
Finalmente, efetua uma análise dos processos já estabelecidos para investigação
e prevenção de acidentes aeronáuticos, recomendando que o SIPAER adote processos
semelhantes para VANT".
Ao final, após à aprovação unânime da tese defendida, percebe-se, no casal, como recompensa, a alegria pelos esforços desenvolvidos para que este resultado fosse alcançado.
Descontraídos, participantes do proveitoso momento argumentam sobre aspectos do tema desenvolvido.
Doutor João Simões, ao lado de seu amigo de muitas jornadas, Cel. Giocondo, felizes pelo amigo comum, José Augusto de Almeida ter galgado mais este patamar em sua vida profissional.
O Ecoeantigos agradece ao José Augusto e ao Simões, pela oportunidade de compartilhar momentos importantes de suas vidas.
Parabéns José Augusto e vamos ao filme, o qual contém muitas imperfeições, pois o nosso equipamento é amador, entretanto, a essência aí está registrada para o todo e sempre.
AMIGO IRMÃO. O seu trabalho é de profissional. Parabéns. Estou certo de que o seu blog, já bastante acessado, continuará a crescer e a contribuir para o bem de todos, principalmente do país.
ResponderExcluirNOTA: no filme, a legenda que vai sendo rodada tem um inversão de letra na palavra: Operacional. De resto está perfeito. O filme apresenta aquilo que os nossos equipamentos permitem. Um abraço. Simões.