Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"VI Encontro de Lucelienses em São Caetano do Sul


Lauro Flumignan deixou um novo comentário sobre a sua postagem "VI Encontro de Lucelienses em São Caetano do Sul –...": 

Querido Sérgio Garcia,

agradeço as suas sábias palavras de conciliação, veja só: comparando a mim daqui de Prudente ao nosso conterrâneo de Salvador, vai mesmo da força de vontade íntima, mas no meu caso, ganho de todos, pois sou octogenário sétimo.
Eu amo minha cidade de origem, já não me basta morar fora dela que é algo que carrego no íntimo como uma decepção pessoal, não sei se você também, mas ainda sonho com minha terra que deixei depois de casado por causa da oferta de emprego, mas o intuito era ganhar dinheiro e voltar, mas vieram os amigos os filhos, os casamentos deles, os netos...as raízes que fazem sentido para eles, mas não para mim, mas te confesso, voltarei, mas tem um problema, voltaria sozinho, a minha amada, já está junto ao Senhor, e acho que é por isso que até hoje adio, pra dizer a verdade, nem sei se realizarão meu desejo de ser enterrado na minha terrinha????!!!! Pois a mãe, prefiram deixá-la cá(ela também não fazia questão).
Um grande abraço amigo Sérgio,
Lauro Flumignan.

PS- Meu primo Antonio Flumignan foi pároco em Herculândia em 1979, mas acredito que sua família não residia mais lá. Mas ele falava muito bem de uma Maria Garcia que morava num casarão ao lado da Igreja, muito devota e sabia de cor e salteado os padres que passaram por lá e tinha cada história, conversaremos.

Meu querido Lauro Flumignan;
Vez por outra este bloguito me proporciona momentos de muita alegria e este é um deles. Fiquei feliz da vida ao receber este seu comentário, diretamente de Presidente Prudente. Alegro-me em saber que na qualidade de "octogenário sétimo", como disse, esteja plenamente ativo, escrevendo tão bem, expressando seus sentimentos de forma exemplar.
Quando diz que ama Lucélia e que de lá se ausentou em procura de espaço no mercado produtivo, me vejo aí retratado, pois foi assim que também saí de Herculândia.
Quanto ao sonho de um dia retornar para Lucélia meu caro Lauro, valer-me-ei de um comentário deixado aqui pelo amigo pindense José Raul Machado Ribas que assim se manifestou;

"Dia desses, numa entrevista de Rubem Alves, acho que na TV Senado, eu ouvi algo que não me sai da memória: “- se você ama muito um lugar não o visite nunca, pois este lugar não existe mais, porque lugar não existe, o que existe é o tempo do lugar...”. 
RAUL RIBAS"

Portanto, Lauro, se um dia retornar a Lucélia e eu para Herculândia, nos depararemos com o que sabiamente descreveu o escritor Rubem Alves. Veja um exemplo, estudei no Colégio São Domingos Sávio em Lucélia, de onde tenho excelentes lembranças. Se hoje eu lá for, o que encontrarei? Nem imagino. E o João Vaz Pinto, locutor da Rádio Clube de Lucélia, amigo do meu saudoso Pai, também está no céu.  Assim é a vida. Que nos fiquem as boas recordações. Creio ser melhor ficar junto de sua amada, onde poderá exercer orações para confortá-la, junto ao "Senhor". 

Fiquei exultante  quando citou o seu primo, Padre Antonio Flumignan, vizinho dos meus avós, Maria Garcia, Garcia Y Garcia e Luiz Garcia Mrtinez, cuja foto estampei acima, no quintal do casarão citado. Não o conheci, porém minha irmã Sueli, que reside em Bauru, com certeza o conheceu e provavelmente se pronunciará por aqui.

Por fim, meu querido Lauro Flumignan, torcerei para que possamos comparecer no VI Encontro dos Lucielenses em São Caetano do Sul no dia 24 de abril próximo, para trocarmos um afetuoso abraço e ofereço a você o Hino de Lucélia.
Grande abraço Lauro.
Sérgio Garcia.



7 comentários:

  1. RAUL RIBAS
    Realmente, o lugar que nos foi berço e do qual somos saudosos quando dele retirantes são apenas pedras nada mais, e o que amamos em verdade são as pessoas e pessoas não são eternas...

    ResponderExcluir
  2. ...O Salesiano virou uma faculdade de economia e um dos diretores é o Didier Manzano, vc deve te-lo conhecido.. e ele estará presente ao Encontro.
    Um grande abraço, Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIDIER MANZANO!!!!!!!!
      Foi meu colega de classe no Colégio Salesiano São Domingos Sávio. Que emoção saber que hoje é diretor da Faculdade de Economia no antigo prédio do Domingos Sávio e que poderei abraçá-lo em breve, assim como você Pedro, o Bóia e todos os amigos de Inúbia Paulista, Lucélia, Oswaldo Cruz.
      Neste momento agradeço ao "Senhor" por propiciar estes momentos de felicidade.
      Abração a todos vocês. Obrigado Pedro.
      Sérgio Garcia.

      Excluir
  3. O MEU IRMÃO.....DESCULPE DECEPCIONÁ-LO MAS ,ESSE PADRE ANTONIO NÃO ERA DO MEU TEMPO,NÃO!!!! E OLHA QUE EU NASCI LÁ E SEMPRE FRQUENTEI A IGREJA.
    E A VOVÓ ERA VIZINHA DA IGREJA MAS...DEVOTA? CREIO QUE NÃO.PELO MENOS NÃO TENHO NADA REGISTRADO EM MINHA MEMÓRIA ,NEM DE Vê-LOS NA IGREJA.AGORA,A OUTRA VOVÓ MARIA,ESSA SIM,ERA DEVOTÍSSIMA.TODOS OS DIAS EXATAMENTE ÀS 18:00 HORAS ELA ENTRAVA NO QUARTO,SE SENTAVA NA BEIRA DA CAMA E REZAVA O ROZÁRIO.E EU,SENTADINHA AO SEU LADO REZAVA COM ELA ,JÁ APRENDENDO.NÃO PERDIA MISSA E SEMPRE COM SEU VÉUZINHO NA CABEÇA.E SABIA FAZER UMA POLENTA,COMO NINGUÉM!!!
    AGORA,COMO A VOVÓ MARIA GARCIA MORAVA AO LADO DA IGREJA,ELA SABIA SIM,COM CERTEZA,O NOME DE TODOS OS PADRES QUE PASSARAM POR LÁ.ELES ATÉ FIZERAM AMIZADE COM NOSSOS AVÓS. EU SÓ ME LEMBRO A PARTIR DO PADRE ALCIDES. DESCULPE AÍ,TÁ?

    ResponderExcluir
  4. Queridos Sérgio,Raul e Sueli,

    realmente os lugares mudam, as pessoas passam, e acabo concordando plenamente com todos vocês, principalmente você Sérgio sobre poder exercer orações onde se encontram os restos mortais de minha amada(e agora não farei mais questão de ser enterrado lá). Como é importante a gente ouvir os de fora, é isso que todos daqui me falam, mas não dava ouvidos, agora entendo e sobre a viagem, lembrei do Papa que renunciará, realmente com a idade que tenho não será fácil enfrentar tal jornada, percebo nas vezes que me levam à Lucélia, quando retorno o corpo cobra um esforço que já não tenho mais reservas.
    Sueli, você deve estar certa, você sabe quando ouvi isso de meu primo? Já tem uns 30 anos e ele ficou por volta de um ano e logo vieram os padres japoneses. Então talvez ele tenha se referido à outra e a liguei com casarão ao lado da Igreja. Olha, para complementar, lembro que disse que ela tinha um filho deficiente, mas muito ativo e educado.
    Grande abraço,
    Lauro Flumignan

    ResponderExcluir
  5. Oh Sérgio, esqueci de agradecer o presente, o Hino de Lucélia, mas pra dizer a verdade pra você, nunca havia ouvido falar nele. Meus netos riram, você sabe como são os jovens, então mandei eles procurarem o de Prudente, realmente em termo de hino o de Prudente ganha, o nosso parece uma música sertaneja, mas o que importa é o sentido da letra e nisso ambos falam orgulhosamente de suas cidades.
    Grande abraço fraterno,
    Lauro Flumignan

    ResponderExcluir
  6. nossa a matriz de lucelia,enorme,bonita,coitada da de herculandia,gostaria de um dia poder visita la e subir la em cima,o padre mora la em cima porque parece um apartamento antes da torre
    Carol

    ResponderExcluir