Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

RECONHECIMENTO: Paz e Prosperidade entre os homens.


(Detail from Peace and Prosperity. Mural by Elihu Vedder)

Não importa a raça, o momento na história. Não importa o povo, a nação ou a sociedade, sempre houve e sempre haverá entre os homens almas destemidas, providas dos princípios de Justiça, de Igualdade e Liberdade. Almas que, naturalmente, se rebelam e insurgem contra as injustiças sociais, o autoritarismo e a corrupção, lançando mão de suas próprias habilidades, crenças ou convicções.

E, embora, possa até mesmo lançar mãos, em alguns momentos, da violência, suas ações repercutem através dos tempos, como uma efetiva contribuição para a humanidade. Como um ensinamento ou exemplo. Um alerta ou um apelo para o futuro.
Sejam pelos exemplos de suas ações ou pelas suas palavras, que encontram ecos nos corações mais sensíveis e abertos às causas sociais, tais Almas são como sementes de Paz que se nutrem do Amor Incondicional e espalham o sentimento da Esperança por todos os cantos da Natureza.

A grande marca, o quilate – talvez - de tais das Almas que fazem história, além do ideal, seja a fé em um porvir e a convicção em suas ações. Pois, eles - de maneira geral - sempre acreditam em um sonho que vagueiam em seus corações e que sem mantem vivo e perene em suas mentes, como um ideal de liberdade a ser conquistado em prol de outros.

Obviamente, tais Almas passam pelo crivo do julgamento social e seus ideais ou formas de ações podem ou não encontrar apoio, referendo, na compreensão popular em um momento ou outro. Já que muitos, em determinados momentos são vistos como heróis e, em outros, como mercenários, bandidos ou simples revolucionários. Mas, o certo é que suas vidas são marcadas não pelos seus interesses pessoais, mas pela busca do bem, da liberdade do outro, além dos sacrifícios e das renúncias pessoais.
Algumas fizeram história com frases e orações. Outros, com atos e ações.

De alguma forma, sempre nos ensinam que é, pois, preciso acreditar para realizar. E, se preciso for, morrer, através do sacrifício consciente, para a Justiça prevalecer.
Muitos, embora sacrificados em benefício de outros, jamais foram conhecidos ou reconhecidos e, portanto, não podem ser lembrados. São os chamados heróis anônimos ou desconhecidos.
Outros são exaltados eternamente ou em um período ou outro, já que a compreensão humana sobre justiça muitas vezes, também, podem se afastar da Ética e compreender ou não as ações ou atos sociais.
 O mundo em que vivemos esta longe daquele que sonhamos ou desejamos para todos os nossos irmãos de humanidade. Mas, não há como nãos sermos gratos, ao menos, aqueles que de alguma forma contribuíram para as verdadeiras conquistas e avanços sociais. Aqueles que construíram, até mesmo com suas vidas, estado de liberdade e de paz.
As imagens que ilustram este simples textos é uma evocação a alguns heróis que constituem minha memória de simples menino do interior, nascido no final dos anos quarenta neste país e que viveu a década de 60 na esperança do encontro com a Paz.
Bem sei que muitos - como eu - também almejaram e continuam a sonhar com o momento em que nunca mais o homem precise pegar em uma arma para defender os direitos de cidadania, ou simplesmente lutar para sobreviver.

José Paulo Ferrari – Quaresma de 2013, 20 de fevereiro.

Mestre José Paulo, muito obrigado e um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário