Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A bandeirante energias do Brasil tem no seu site uma seção ecológica, mas pelas suas ações, creio, tratar-se de "greenwashing"

No domingo comecei a me sentir muito aborrecido e sequer acompanhei meus companheiros no passeio de autos antigos, em razão do anúncio das podas radicais das árvores na bela Praça Monsenhor Marcondes de Pindamonhangaba.
.
Cedinho lá estava de plantão. Nada poderia fazer, senão, documentar e assim o fiz. Filmei e fotografei as ações. Como me é doído ver uma árvore ser mutilada ou extirpada. Não entendo como botaram esse chipzinho em mim. Só levo bordoadas.
.
Lá pelas 14,30 hs. fui surpreendido pelo Eng° Arthur Ferreira dos Santos, Secretário de Governo e Integração, que muito gentil me explicou o trabalho que pretende fazer com as árvores de uma das mais belas Praças da interlândia paulista. Me tranquilizou, pois estão limpando as ervas de passarinho que colocavam em risco a sobrevivência das mesmas. Não deixei de falar que esta ação fazia parte do plano de governo há uns seis anos, não o fizeram e o problema se agravou. Argumentei também sobre a política municipal de substituição de árvores adultas por arbustos e me garantiu que isto faz parte do passado e que nenhuma árvore mais será suprimida desnecessariamente. Me cobrou de eu me silenciar sobre o plantio de muitas árvores no nosso Bairro e me senti na obrigação de passar por lá e fotografar, mas lembrei que, depois de adultas, terão que ser mantidas integralmente, sem podas radicais.
Aproveitei o ensejo para questionar sobre a lambança que a bandeirante energias do Brasil está fazendo nas nossas árvores (aliás, em todas as cidades por onde distribuií energia). Solicitou caso concreto então, cito dois recentes. Na rua Balthazar de Godoy Moreira, no nosso Bairro, essa empresa podou árvores e deixou os resíduos abandonados na calçada. Estas fotos são do dia 29 de abril e vejam que já estavam secas. Ainda lá estão tais resíduos.

















Na rua dr. Álvaro Leme Celidônio, no Bairro da Quadra Coberta, esta árvore que até o dia dos namorados vivia, cumprindo sua função ecológica, abrigando pássaros e toda a biodiversidade, absorvendo dióxido de carbono, dando frescor e filtrando o ar que respiramos, foi agredida injustificadamente por essa empresa, que em seu site ensina as criancinhas como preservar o meio ambiente e o pior de tudo, que nesse lado da calçada não passa a rede elétrica, pois está do outro lado da rua. Seria essa intromissão autorizada pela prefeitura? Apreciaria saber se o contrato mantido com a prefeitura prevê essa intromissão, pois em caso contrário, aí está um crime ecológico.Ninguém está se dando conta de como essa empresa, que até outro dia não existia e é originária de outro país, está aniquilando nossas árvores, que já estavam aí há mais de trinta anos. Se assim procedesse no país de origem, com certeza, seus diretores estariam presos.Bom, o Engº Arthur, diante de mim, telefonou para seu assessor e solicitou que marcasse reunião com essa empresa, para cobrar uma atitude racional, entretanto, a posibilidade de representação junto ao Ministério Público não está descartada.Resta-nos enorme esperança, uma vez que o Secretário de Governo e Integração me passou o nº de seu celular e seu endereço eletrônico, para cobrá-lo de imediato, caso presencie atos irresponsáveis de agressão ao meio ambiente.Fiquei tão feliz com esse posicionamento, que não publicarei o material que colhi hoje na Praça Monsenhor Marcondes, ainda mais que o Engº ARthur me garantiu também que aquelas duas velhas dracenas que abrigam milhares de pássaros serão mantidas, assegurando assim, a paisagem cujo filmete ontem publiquei.
.
Engº Arthur, em nome daqueles que reconhecem a importância da preservação ambiental, ficamos-lhe agradecidos pela atitude assumida, pois como lhe falei; se todos ensinam nas escolas de educação infantil esta matéria, por quê haveremos, nós adultos, de desrespeitar seus ensinamentos?
.
Sérgio.

15 comentários:

  1. "Nem tudo está perdido,qdo resta uma esperança..."Que ótimo este senhor ter consciência da sua dor e expor a vc os motivos das podas.Até eu ,aqui distante,fiquei aliviada por ter sido ele um bálsamo para as suas feridas.Que bom que existe alguém de bom senso e que ,pelo que me pareceu,se colocou à disposição para ajudá-lo em sua batalha pela justa causa em preservação da natureza.Parabéns a vc pelo seu trabalho e obrigada ao querido papai do céu por colocar este senhor do bem ao seu lado.
    Abraços
    Sueli

    ResponderExcluir
  2. AMIGOS, TB TENHO PRESENCIADO AQUI EM SJC ESTE MASSACRE, TB NO ANEL VIARIO DAQUI, MINHA PERGUNTA, PORQUE NAO TRANSPLANTAR AS ARVORES MADURAS, PARA OUTROS LOCAIS, PRAÇAS, ETC, ONDE PODERAO CONTINUAR SEU HABIL PAPEL ESCOLHIDO POR DEUS ??
    SE NOS HUAMNOS, TIVEMOS O DOM DE FAZER TRANSPLANTES DE RINS, CORA"CAO< ETC, NAO SOMOS CAPAZES DE REMOVER UMA ARVORE COM TODO CUIDADO E COLOCA-LA NOUTRO ??? SERÄ TAO DIFICIL FEITO ??? DE QUE ADIANTA PLANTAR "" TROCENTAS "" MUDAS, SE NUNGUEM CUIDA, SE ELAS SECAM E MORREM...A CONTABILIDADE FOI FEITA, MAS QUANTAS EFETIVAMENTE CRESCERAM ???
    ALGUEM ME EXPLIQUE ..???
    Giancarlo (o\_!_/o)

    ResponderExcluir
  3. O nome correto dessa empresa é EDP Bandeirante.
    Sabe o que significa EDP? Electricidade de Portugal - atual Energias de Portugal. Sabe como Portugal trata seu verde? De maneira invejável, entrem na pesquisa e vejam. Porque aqui nós brasileiros temos que aceitar esse desrespeito ao meioambiente?

    ResponderExcluir
  4. Oi Sérgio, tenho acompanhado, via blog, a sua agonia pela devastação, às vezes descabida e desnecessária, por parte da EDP Bandeirante.
    "Podar" é saudável e necessário, para que as plantas adquiram força. "Mutilar" é doentio e digno de pessoas mal informadas, mal preparadas e que não tem o mínimo respeito pela vida humana e nem pelas das pobres avezinhas, que prestam um serviço à natureza e nos encantam com seus trinados.
    Graças a Deus, apareceu o "Arthuzinho", para quem sabe, colocar um fim aos desmandos da EDP Bandeirantes. Eu acredito nele. É uma pessoa sensata.
    Acho que você conseguiu um aliado de peso.
    Sugiro, que na reunião, vc. sugira cursos para os funcionários da EDP, de jardinagem e paisagismo, bem como de civilidade e cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
    Boa sorte, meu amigo.
    Abraços
    Shirley

    ResponderExcluir
  5. "Sugiro" que vc. "sugira"
    Ah, meu Deus! Agora já postei!!! Não dá para voltar...então fica assim mesmo.
    Desculpem-me.
    Pobre da nossa língua... sou mais uma a sacrificá-la...

    ResponderExcluir
  6. É sim Shirley, vamos pedir que os diretores da EDP - Energias de Portugal se reciclem nas escolinhas de jardim de infância, pré primário, primário, etc.

    ET: Nada contra os Portugueses, pois realmente tratam o verde de lá de forma significativa. O blog recebe muitos e-mails de Portugal, principalmente da nossa leitora Maria de Jesus, com arquivos PPS maravilhosos.
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Sergio, pela pressão sobre a EDP! E que absurdos continuam a
    ser, infelizmente, feitos em Pindamonhangaba...
    Outro dia estive em Taubaté, visitando meus pais, e a cidade continua
    eliminando também, cada vez mais, suas árvores..
    É muito triste. Até aqui em Curitiba, cidade que tem um marketing de
    "ecológica" tenho visto tantos absurdos que você não imagina.. a
    população parece não entender a importância das árvores para nossa
    qualidade de vida e muito mais...
    Até queria fazer um blog semelhante ao seu, relatando os absurdos
    ambientais na capital paranaense, estou meio sem tempo para internet,
    mas tentarei elaborá-lo e te aviso.
    É uma pena termos que montar blogs para más notícias, não é, meu amigo?
    Um forte eco-abraço!!

    Gabriel

    ResponderExcluir
  8. Sérgio,

    Daqui de Camaçari (Litoral) - Bahia de uma parte da Reserva da Mata Atlântica com muitas árvores preservadas envio ao responsável pela área do MEIO AMBIENTE essa literatura que será útil se for a intenção da prefeitura tornar o município agradável, com árvores e os pássaros que enfeitam o Universo e a leitura e aplicação desses ensinamentos será um fator de REAL Melhoria na Qualidade de Vida dos munícipes e como turista que sou, terei imenso prazer em conhecer um município arborizado e habitado por aves !

    Ângela Míriam
    Plantas que atraem pássaros
    Por Rosmari Lazarini
    Bióloga e Editora do Portal Flora e Fauna
    http://www.floraefauna.com

    ResponderExcluir
  9. Maria de Jesus - Portugal15 de junho de 2010 às 07:56

    AMIGO SÉRGIO,
    LI O SEU BLOGUITO COM INTERESSE. ESTOU DE ACORDO, MAS, DEVO DIZER-LHE QUE, FUI FUNCIONÁRIA DA EDP-ENERGIAS DE PORTUGAL, DURANTE CERCA DE 40 ANOS.
    SOU APOSENTADA DA MESMA EMPRESA.
    CONCORDO COM O QUE DIZ SOBRE OS MALEFÍCIOS CAUSADOS, MAS A LEI DO PROGRESSO, LEVA OS GOVERNOS A ESTAS SITUAÇÕES.
    UM ABRAÇO A TODOS
    MAJU

    ResponderExcluir
  10. Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante [ Albert Schweitzer ]
    Sergio parabéns por sua permanente luta pelos Direitos das Árvores. Você não é uma voz no deserto, pois muitos o lêem, o apoiam e o admiram. Continue, não esmoreça, conte com o apôio de todos nos.
    Um grande abraço,
    José Sylvio - Manduri e Herculândia

    ResponderExcluir
  11. Amigo Garcia:
    Dei uma olhada sobre o assunto...não há necessidade de cortar as arvores é sim PODAS DE MANUTENÇÃO como vi na reportagem de Curitiba.Para ter subisidios teria que consultar um engenheiro Florestal um pesquisador na area,para que em nossas cidades arvores com Erva de passarinho ou outros pequenos problemas não seja eliminada e sim tratadas.
    estou mandando o link do site: http://www.bemparana.com.br/

    Um abração
    Eliana.
    Sete Lagoas/MG

    ResponderExcluir
  12. Fagundo S. d'Oliveira15 de junho de 2010 às 10:23

    Republico este artigo no seu site;
    A concessionária tem normas específicas para esses cabos especiais.
    Se não estou enganado, atualmente nas novas instalações de rede, eles eles exigem que seja utilizado esse cabo. Além de tornar as redes "mais limpas", despoluindo o visual, previne esse futuro problema com árvores, uma vez que dentro de mais alguns anos, diante da degradação da natureza, o plantio de árvores comuns e frutíferas, será prioridade máxima.

    Tudo, absolutamente tudo na vida particular ou pública, passa pela vontade política de FAZER. Não sei se foi o sambista Dicró ou o Bezerra da Silva que compôs um sambinha que, inicialmente dirigido ao malandro, retrata todo um círculo vicioso que existe na nossa conspícua sociedade. Se encontrá-lo, enviarei.

    É como dizia a esposa de um magistrado, ambos já falecidos:

    "Professor a sociedade, a lei, a justiça (sic!!!) é um janelão para a sociedade ver. Evite olhar o que acontece dentro do cômodo, logo abaixo do parapeito."Sei lá o que ela queria dizer com isso. . ., ou será que dá para desconfiar?

    ResponderExcluir
  13. Sinta-se forte.Não se preocupe.Estou a caminho e me juntarei a você nesta luta..Mesmo que sejamos poucos mas faremos a diferença no mundo. Se Deus estiver conosco ,ninguém estará contra nós.
    Sueli

    ResponderExcluir
  14. Serjão:

    Se era para matar só as ervas de passarinho, meu companheiro, deveriam fazer como nós fazemos aqui na nossa cidade. Cortamos as raízes dessas trepadeiras, e após a ramagem morrer e secar, simplesmente retiramos o material seco, sem detonar a árvore.Dessa forma, eliminamos a praga e preservamos a árvore, sem prejuízo para o meio ambiente. A poda mais agresiva de uma árvore, ocorre somente depois que um engenheiro agrônomo faça a perícia e constate que ela está oferecendo risco para terceiros, ou, caso esteja doente, não tenha tratamento que poossa recuperá-la. Assim, somente neste caso é que ela será sacrificada. É apenas uma questão de vontade política e respeito ao meio ambiente.
    Abraços.
    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Amigo Sérgio,


    Parabéns!

    Lamentável que a maioria da sociedade não questione as barbaridades cometidas em nossa volta, bem próximas de nós...

    Nos acomodamos sempre imaginando que o problema é sempre de outro e não nosso...

    Poucos sabem o quanto metemos medo quando resolvemos interpelar ilegalidades que se encaixam no vácuo da Lei...

    Ainda bem que existem pessoas diferenciadas como o Amigo Sérgio a nos relembrar de que cidadania é um exercício constante de perseverança e vigilância...

    Abração,


    Jorge Schweitzer

    ResponderExcluir