Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Trem Passou e a Gente Ficou


Olá meu caro Sérgio - boa noite


Dar-lhe os parabéns é muito pouco. Não sei de onde você trouxe a matéria sobre a ferrovia (em especial a nossa ferrovia), mas podes ter certeza, essa encaixou perfeitamente no ecoeantigos.




Assisti minuciosamente a cada trecho da reportagem muito bem feita e, emocionei-me a cada trecho dos trilhos abandonados. Sou um amante dos trens e das locomotivas e por conta disso (desculpe a falta de modéstia) até a Transiberiana - 10.500 quilômetros, fui conhecer por conta disso, vivendo cada estação e cada detalhe do que seja um trem; assisti a troca de bitola do próprio trem em que eu viajava com vinte e dois vagões (entre a Mongólia e Rússia) ao vivo e à cores, em apenas duas horas - é simplesmente fantástico). É apoixonante e indescritível ver, parar e descer em cada uma daquelas estacõezinhas.



Se é nostalgia ou não eu não sei, mas tenho uma tristeza muito grande de ver nossa velha estrada de ferro completamente abandonada e sem qualquer atenção de ninguém, inclusive da nossa própria cidadezinha.


Há cerca de um ano e meio, chegou a circurlar cerca de 2 (dois) trens de carga por semana por lá, mas, me parece que não vingou a ideia e hoje, nem mesmo os velhos trilhos podem ser vistos. Será que o nosso Prefeito não tem conhecimento desse plano do Prefeito de Dracena sobre a preservação pelo menos da estação e Armanzém?



Me parece que não, porque, no nosso caso, a estação só tem algumas paredes de pé (não sou engenheiro,mas penso que seria possível recupera-la) - isso ajudaria dar um pouquinho mais de vida para a cidade. Quero crer que para isso, talvez simples contato com a atual concessionária e apresentar algum projetinho de preservação, por humilde que fosse.

Penso que até o próprio Governo do Estado se engajaria com alguma ajuda nesse sentido. Aliás, com relação ao Armazém de cereais (ao lado da estação), não sei como, mas alguém conseguiu descaracterizá-lo transformando-o num queimador de amendoim, Aliás, com relação ao Armazem de cereais (ao lado da estação), não sei como, mas alguém conseguiu descaracterizá-lo transformando-o num queimador de amendoim, então, se conseguiu isso, será que não conseguiria - ainda que com muito pouco recurso, resgatar aquela velha imagem que todos nós temos na mente? (pelo menos os velhos). Mas isso pode deixar, vou perguntar diretamente pra ele.

PARABENS MESMO PELA BRILHANTE REPORTAGEM. Abraço - Absalão.Absalão de Souza Lima Advogados AssociadosR. Sta. Cecília, nº. 102 - B. Matriz - Mauá - SPCEP. 09.370-110 - Fone/Fax (011) 4555.6617e-mail = absalaolima@uol.com.br



Bom, meu caro Absalão, esta reportagem foi inspirada em documentário exibido pela TV Cultura há alguns anos. Sempre pesquisei para encontrá-la na Net e na semana tive sorte, parcial, pois no documentário que assisti, aquele moço, Luiz Simões e seus amigos percorreram com aquele carrinho adaptado aos trilhos toda a extensão Bauru Panorama, portanto, colocaram no Youtube um resumo da matéria, mas nos dá uma boa visão do pecado mortal que os nossos "honrados" políticos, para variar e, por interesses sempre de grupos se sobrepondo aos da coletividade, cometeram.


Bilhões e bilhões de reais em infraestrutura foram ao lixo. Nós pagamos a conta e a maioria dos contribuintes ainda aplaude essa gente.

As fotos que ilustram seu texto me foram enviadas pelo amigo comum Luiz Prince em 26 de julho de 2010.

Já as fotos abaixo foram colhidas por mim em uma lan house da cidade de Paulicéia, em dezembro de 2009, quando esta moça, a qual não conheço e nem seu nome sei, as deixou para sua promoção quando, provavelmente, estava produzindo seu álbum e como também sou amante da causa ferroviária e só porque estas foram colhidas na abandonada estação de Paulicéia {importante ressaltar, eu estava focado no abandono do patrimônio histórico, que fique bem claro} eu as guardei e hoje chegou o momento de utilizá-las.

Meu caro Absalão, muito obrigado por participar ativamente do nosso bloguito.

Um grande abraço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário