Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Toda nossa vida se resume em confinamento?

Fazendo uma análise do nosso modo de vida, verifico que o confinamento é um dos grandes problemas que vivenciamos, talvez sem nos dar conta.

Além dos animais confinados, como boi, porco, galinha, aves, peixes, caprinos, etc. (30 bilhões no planeta) fora os animais nos zoológicos, confinamos em embalagens a ervilha, o palmito, o milho, o leite, a sardinha, o cacau, etc. Confinamos também a água em garrafas, a terra em sacos para jardinagem (cito somente os alimentos naturais, não falarei sobre os sintéticos, os criados pelo ser humano como refrigerantes, doces, salgados, frituras e cia. Vocês conhecem alguma coisa que o ser humano inventou melhor do que a natureza fornece?), nós nos confinamos em carros e apartamentos e por último confinamos em casa nossos filhos via tecnologia. Sem falar que por esse isolamento criando os intolerantes, os egoístas, etc.

Ou seja; tudo esta embalado, cercado, juntado, comprimido, sem vida. Tiramos da natureza e limitamos, ensacamos, entramos nas embalagens, pomos trancas, alarmes, guardas, muros e portões.

De vez em quando ficamos quase pelados nas praias para resgatar algo perdido lá atrás.

Cada vez somos mais insanos, fazemos isso e buscamos uma vida “saudável”, difícil ter saúde se não sabemos a origem dos alimentos, ou quanto trangenia, agrotóxicos existem neles ou se são OGM´s.

Beber água corrente na fonte, no rio, plantar para comer..., cimentar e dizer que a folha sujou nosso piso, matar a formiga que entra em casa, quem invadiu a casa de quem?

Bem, esse é nosso ecosistema criado por nós e já saturado, temos que achar saídas; achamos o botão da sustentabilidade para acionar, mas a natureza não tem nada a ver com isso, não fazemos mais parte do ecosistema natural, por mais que falamos e julgamos pertencer ao tal meio ambiente, já divorciamos dele há muito tempo, sim sem perceber, mas não fazemos mais parte dele, temos que achar soluções tecnológicas para tentar driblar as reações do planeta, sabemos muito pouco, quase nada e não dominamos a natureza, ela segue seu caminho independente de nós animais racionais.

Tentar ser sustentável é apenas uma tentativa, uma busca criado pelo ser humano. A natureza se sustenta por bilhões de anos no seu lento processo, a nossa velocidade, nossa ansiedade é um indicador que não pertencemos a essa natureza, só ocupamos o espaço.

Edgaia

Obrigado Edgard pela colaboração. Abraços.

Um comentário:

  1. Olá,
    Adorei o blog e registro que nos últimos dias tenho pensado bastante sobre a questão de animais, aves, pássaros confinados como atração turística.
    Este blog me mostrou que também estou confinada, o que ainda não havia percebido.
    Gostaria de saber se vocês possuem algum artigo sobre a questão do confinamento de animais como atração turistica.
    Quero iniciar um debate a respeito.
    PARABÉNS pelo Blog e principalmente pelas SÁBIAS REFLEXÕES, que para mim foram bastante oportunas.
    Abraços,
    Maria Amália Queiroz Bello
    Vila Velha / ES.
    turismoeservicos@gmail.com

    ResponderExcluir