Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O dano está feito

JOAQUIM FALCÃO

Diretor e Professor de Direito Constitucional da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas e membro do Conselho Nacional de Justiça, por indicação do Senado Federal. Master of Laws (LLM) pela Universidade de Harvard e Doutor em Educação pela Universidade de Genebra. Autor de diversos artigos nas áreas de Ensino Jurídico, Direito Constitucional, Democracia, Terceiro Setor e Patrimônio Cultural em periódicos especializados e em alguns dos principais jornais do país.

{...} De repente o Judiciário mudou sua pauta. Em vez de combater o nepotismo, extinguir adicionais salariais, estabelecer metas de desempenho, implantar digitalização e estimular a conciliação, a pauta é outra. É aumento de salários, brigas públicas, judicialização de conflitos internos. É incrível a capacidade do Judiciário de destruir sua legitimidade. De abalar a confiança dos cidadãos.

Durante mais de 15 anos, impacientes com o nepotismo e a lentidão, a sociedade, o Executivo e o Congresso defenderam o controle externo do Poder Judiciário. O país se mobilizou. O Judiciário foi contra. Negociou-se a criação do CNJ, o controle de juízes, feito por uma maioria de juízes, com representantes de outros setores. O CNJ resulta deste acordo. É um contrato entre Congresso, Executivo, sociedade civil e o próprio Judiciário, a favor da ética e da eficiência judiciais.

Hoje, a Associação dos Magistrados Brasileiros pressiona o Supremo para romper unilateralmente este contrato. Querem retirar o poder do CNJ de julgar e punir os juízes como manda a Constituição. Pretende-se transformar o CNJ em conselho honorário. Não mais uma responsabilidade democrática.


2 comentários:

  1. Sérgio,

    Parabéns pelas postagens do bloguito, em especial as que se referem ao nosso(?) Poder Judiciário. Excelentes textos. Estou recomendando-os aos meus amigos e conhecidos. O bloguito é a mais pura e rica fonte de informações sérias e importantes, além, também de entreterimento, cultura e cidadania. É uma satisfação e uma honra seguí-lo!
    Grande abraço,

    --
    Luís Eduardo Lemos

    ResponderExcluir
  2. Você está absolutamente certo. Estão mais preocupados com problemas pequenos e absurdos do que com a demoracia e valorização da cidadania. Por isso criei a pagina no facebook, que é como um evento, visa reunir pessoas para discutir o assunto dos salários do STF. Vamos colocar na mídia. O senado não deve aprovar os almentos.

    "STF PODE IGUALAR SALÁRIO DA SUPREMA CORTE AMERICANA" - Diário Mercantil de 04-10-2011.

    Abraço! Dilvan

    http://www.facebook.com/event.php?eid=315120995171382

    ResponderExcluir