Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PINDAMONHANGABA, Prefeitura fará calçadas no entorno do bulevar entre as ruas Geraldo Prates da Fonseca e Papa João Paulo I


 Um jornal pindense noticiou em dezembro que a Prefeitura contratou a Tecnolin para obras em calçadas da cidade, incluindo o nosso Bairro.


 A instalação do canteiro de obras já teve início. Até aí, tudo bem, pois ninguém em sã consciência poderia se opor a tais melhorias.


 A enorme preocupação é com as árvores plantadas por antigos moradores do Bairro, algumas há mais de trinta anos, as quais estão no direcionamento do passeio. Não queremos crer que a Prefeitura, que se diz preocupada com a natureza e até instituiu um selo verde para agraciar pessoas e empresas que se destacam na preservação ambiental, vá cortar alguma dessas árvores para em seu local colocar cimento, ferro e areia.


Em razão desse bulevar conter uns doze metros de largura,  e ter sido projetado pelo magnânimo loteador, Dr. Francisco Lessa Júnior, para essa mesma finalidade, nada impede que as citadas calçadas façam o contorno nas árvores, a exemplo do que a Prefeitura de Tremembé fez no ano passado em seu bulevar no centro da cidade.

Ontem realizamos um inventário da atual situação e preparamos o filmete abaixo para confrontação com os trabalhos que serão realizados.


Importante ressaltar que essas árvores estão em bulevar e que a justificativa de que danificam o patrimônio público para eventual  supressão, seria exagero, mesmo porque, se ocorrer, um remendinho aqui, outro acolá, não desfalcarão os abarrotados cofres da municipalidade.


A MINHA PREOCUPAÇÃO TEM RAZÃO DE SER, POIS EM SETEMBRO P.P., MÊS QUE SE COMEMORA O DIA DA ÁRVORE (O PINDENSE JOÃO PEDRO CARDOSO, EM 1902, INSTITUIU ESSE DIA NO BRASIL), NO LOCAL ONDE ESTÃO CONSTRUINDO A PRAÇA, TIVEREM A CORAGEM DE SUPRIMIR O MAIS VELHO E BELO EXEMPLAR QUE LÁ ESTAVA.


Aguardemos, pois.

5 comentários:

  1. Com razão os comentários e considerações. Há que se vigiar, ainda que a título de colaboração com os poderes públicos. As fotos que enfeixam a exposição dos fatos servirão, como se disse, para efeito de se comparar o presente com o futuro e com o que vier a ocorrer com tais obras. A única falha que houve foi na exposição final, onde faltou o nome da árvores, ou mesmo se dizendo "...o mais belo exemplar...". No mais, Parabéns pela importante e verdadeira reportagem. Esperamos que os senhores entendidos em meio ambiente e em paisagismo - de responsabilidade do Município -, saibam aquilatar com exame detido e execução exemplar. Um abraço. Saúde e Paz. JOÃO SIMÕES.

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ver.
    Deus permita que não destruam essas árvores.
    Parabéns pelo blog.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Coisa horrível essa! Deviam multar esse irresponsável. Vamos nos cotizar para comprar mudas de plantas nativas ou ornamentais e plantar lá naquele terrenão? Flávio

    ResponderExcluir
  4. Sergio, recentemente estive de férias na cidade de Rio das Ostras, Rio de Janeiro e o que me chamou a atenção foi a calçada no meio de uma avenida, destinada a se fazer cooper e passeios. Todos os dias que lá estive percorri o trecho muito bonito e arborizado. Respeitaram todas as árvores. Consegui foto na internet e estou te mandando por email.
    Felicitações companheiro arborista.
    reinaldo

    ResponderExcluir
  5. Mas a propósito do tema "árvores e calçadas", curiosamente, sábado último, voltando de um giro pelo Sul de Minas, de passagem por Tremembé, fotografei uma velha paineira imponentemente preservada sabe onde? Bem no meio de uma rua, rua que em virtude da preservação da monumental paineira oferece passagem para apenas um carro! E o mais curioso, a população não permite sua retirada. A dita encontra-se em frente ao estádio de futebol do Clube Atlético Tremembé... Suponho haver uma história por trás deste fato!

    ResponderExcluir