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terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cobertos em galpão, automóveis clássicos não têm data para restauro

Acervo de Roberto Lee foi doado à Prefeitura de Caçapava em 2011.
Coleção foi higienizada e catalogada, mas segue longe do público.

Raridades
Toda coleção tem suas relíquias e, mesmo desgastado e deteriorado com o tempo, carros rarísimos fazem parte do legado deixado por Lee. O principal é um Tucker. O veículo, considerado um carro revolucionário, foi fabricado em 1948 nos Estados Unidos pelo empresário Preston Tucker, que pretendia implantar uma fábrica no Brasil e receber incentivos fiscais.

De acordo com Og Pozolli, um dos maiores colecionadores de veículos no Brasil, o exemplar de Caçapava está entre os únicos 50 modelos que foram produzidos. "É a única peça na América do Sul e uma das poucas que saíram dos Estados Unidos. Uma verdadeira raridade", explica. 

O valor histórico do veículo também se reflete no preço de mercado. Um Tucker pode custar até US$ 500 mil, cerca de R$ 1 milhão.

Quase dois anos depois de receber a doação do acervo de carros antigos e raros do colecionador Roberto Lee, a Prefeitura de Caçapava ainda não sabe quando irá restaurar os veículos e expor novamente ao público. Lee criou, em 1963, um museu de carros antigos que chegou a ser o maior acervo da Améria Latina na década de 1970.

Agora, a coleção, que conta com 40 veículos como Tucker e Alfa Romeo, está guardada, coberta por plásticos, em um galpão no Centro Educacional, localizado no Bairro Vera Cruz. A visitação não é aberta para visitantes.

Segundo o colecionador, o valor de restauro de cada veículo ficaria, em média, em cerca de R$ 100 mil. "A prefeitura teria que buscar parcerias, mas acho extremamente difícil. Talvez o mais prático seria tentar acordo com colecionadores. Ou consegue verba ou arranja alguém que queira bancar. É uma pena este cenário, porque com o tempo o acervo só deve se deteriorar ainda mais", diz.

O prefeito eleito de Caçapava, Henrique Rinco (PSDB), afirmou que deseja recuperar todos os veículos, mas ainda não sabe nem quando e nem como fazer. "Assim que tomarmos posse vamos avaliar a situação e ver o que conseguiremos fazer para viabilizar o restauro dos veículos", explicou ao G1.

A coleção de veículos e acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de automóveis-clubes de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.



Obrigado Aldo. Um abraço.

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