Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Estudo aponta que municípios muito desmatados têm pior padrão de vida

Imagens do Google
Artigo da edição desta sexta-feira (12) da revista "Science" compara 286 municípios da região amazônica em diferentes estágios de desmatamento e conclui que, após viverem um momento de alta com o dinheiro gerado pela exploração da floresta, eles entram em decadência e apresentam queda na taxa de alfabetização, renda per capita, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), alfabetização e expectativa de vida.
.
.
Os autores chamam o padrão encontrado de boom and bust (algo como “ascensão e queda”). Eles dividem os municípios em sete categorias diferentes, desde aqueles que ainda têm cobertura florestal de mais de 90% até aqueles que possuem menos de 5% de floresta, e comparam seus indicadores sociais e econômicos.
.
.
Os municípios nas duas pontas desta escala (muito devastados e pouco devastados) apresentam números semelhantes.
.
.
Aqueles no meio do caminho, com média devastação, apresentam indicadores melhores.
.
.
“Nossos resultados mostram que as pessoas em municípios que derrubaram suas florestas não estão melhores do que aquelas onde não (houve desmatamento)”, conclui o artigo.
.
.
O propósito do estudo, como explica um dos autores, Carlos Souza Jr., do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é demonstrar com dados que o desmatamento não traz desenvolvimento econômico e social.
.
.
O trabalho demorou dois anos para ser concluído. Um dos principais motivos para este processo, aponta o cientista, é que a substituição da floresta por pecuária extensiva, por exemplo, diminui a oferta de empregos, empobrecendo a população. Segundo Souza, os recursos da floresta, como madeira, água e o estoque de carbono que a mata representa, são um capital natural.
.
.
“O consumo desse capital natural gera riqueza. Se o consumo não for sustentável, a riqueza vai durar pouco tempo”, diz.









Fonte; http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=51327

Nenhum comentário:

Postar um comentário