Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Política e Mistérios - Pindamonhangaba


Fotos acima do ecoeantigos em julho de 2000

História é também aquilo que está a acontecer agora...
José Raul Machado Ribas  



Quem é quem nas atuais eleições em Pindamonhangaba?

Apesar de manter-me inteirado há meio século sobre a política local, confesso, que desta vez, com relação às próximas eleições encontrar-me mais por fora (como se dizia antigamente) do que umbigo de vedete! A começar por não saber quem representa a SITUAÇÃO (atual administração) e quem desfruta legitimamente do direito de se apresentar como OPOSIÇÃO além do senhor Vito Ardito Lerário – PSDB - é claro, e, diga-se de passagem, com todas as credenciais para tanto.
A primeira vista, poderia considerar também o Partido dos Trabalhadores – PT como oposição, mas não seria legítimo e até estapafúrdio por faltar-lhe credenciais, uma vez que participou da administração João Ribeiro até ao apagar das luzes do prazo para desincompatibilização do seu atual candidato a prefeito, Carlos Casé que, inclusive, lastreia sua campanha eleitoral, em realizações da atual administração, no Distrito de Moreira César.
Agora, legitimidade como representante da SITUAÇÃO (atual administração) poderia atribuir ao candidato Paulo Sérgio Torino, uma vez que o seu Partido, o PSB, digo, PMDB, sacramentou em Convenção coligação para a eleição majoritária, com o PPS, Partido do atual Prefeito João Ribeiro. Mas aqui é que o “bicho pega”, pois por incrível que pareça, este, tem emprestado à sua campanha uma atuação tão oposicionista que chega, penso cá com meus botões, a provocar inveja ao senhor Vito Ardito! Beira às raias do absurdo perdoe-me a burrice pessoal, entre outros mistérios, a ausência na programação no Horário Eleitoral Gratuito da sua candidata à vice-prefeita, senhora Mirian Alckmin Nogueira (atual vice) e do próprio Prefeito João Antonio Salgado Ribeiro! Bolas! Será que em Pindamonhangaba a política é diferente daquela que se pratica nos milhares de outros municípios brasileiros? Não é concebível, foge, escapa, à compreensão do principal interessado nesta história toda que é o povo! Conclusão, ou, aos 75 anos me tornei gagá de vez, ou muita gente está mentindo e escondendo fatos. Pessoalmente declaro-me inclinado, desde o início da atual campanha eleitoral, a votar num candidato que represente continuidade à excelente obra administrativa levada a efeito nos últimos oito anos, realizações que saltam aos olhos de todos que, sem distorção ideológica, conveniência política ou de qualquer outra natureza, saia às ruas ou visite bairros da periferia. Meu Deus, quando o atual prefeito tomou posse sequer encontrou um lugar para sentar-se, uma vez que a casa (Palacete 10 de Julho) que lhe foi destinada estava em ruínas e a constituir risco de vida para mais de uma centena de cidadãos, aliás, que se registre também que os demais Poderes, Legislativo (Câmara de Vereadores) e Judiciário (fórum) ganharam novas instalações. Mas voltando ao que mais me motivou para este desabafo, que é a candidatura do senhor TORINO. Sinto-me, enquanto brasileiro, eleitor e na plena posse dos meus direitos políticos, no direito de questioná-lo sobre, politicamente falando, qual a colocação que empresta à sua candidatura já no epicentro da atual campanha eleitoral: SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO? Perdoe-me o ilustre Diretor da nossa unidade do SENAI, mas não sendo, ou lhe faltando coragem para uma resposta clara, direta e sem subterfúgios, não terá, por respeito ao eleitorado de Pindamonhangaba, a necessária credibilidade para sequer, com honra, manter-se candidato até as eleições... Sinto muito, lamento mais ainda, a necessidade de dizer, e dizer usando da clareza que pessoalmente sempre usei, inclusive e principalmente quando de minha militância política, que, não assumindo a contratada e solenemente assinada, numa Convenção Partidária, postura de SITUAÇÃO, representando a continuidade da atual administração e divulgando com ênfase suas realizações, o senhor, meu amigo, poderá chegar até as urnas, mas simplesmente como um respeitável Diretor de Escola do SENAI, nunca como um líder a altura da minha cidade.
Bem, mas temos ainda uma peça neste quadro de xadrez, peça que chegou, assim, como quem não quer nada além de representar um catalisador de votos de protesto e, para surpresa geral, cresceu mesmo sem o fermento popular da probabilidade ou viabilidade eleitoral: Gugu Mello! Claro que não é o melhor ou aquele que reúne maiores qualificações, mas tenho que convir, com respeito aos demais, tratar-se de alguém que se dispõe a dizer quem é o que é sem preocupar-se com o que dele possa estar pensando o eleitor!  Dele sei apenas que não carregará a lanterninha...
Mas para dar fim a esta cansativa peroração, quero aproveitar a oportunidade de esclarecer que, como eleitor, cancelei minha filiação no PPS levado exatamente pelo aparente desinteresse do atual prefeito em trabalhar politicamente no sentido de administrar sua própria sucessão.  Esclareço, entretanto, trata-se o atual prefeito, para mim, uma espécie de irmão por adoção e que tanto quanto aos seus irmãos, tenho especial estima e respeito. Bom também que se esclareça que pessoalmente, em seu gabinete o visitei em oito anos, uma única vez. Nem por isso deixei de ser prontamente atendido quando dos meus apelos, via telefone, sempre dizendo respeito exclusivamente ao interesse público e geral. No momento, entretanto, folgo em dizer que sua ausência nas lides de campanha não me incomoda, pois longe das intrigas e maledicências tão comuns nessas ocasiões, me parece ocupar-se com mais tempo no fecho de uma obra administrativa, que a história, certamente, como a grande juíza do tempo haverá de se mostrar justa sem a necessidade de complacência, como marca divisória no tempo definir aquilo que foi o ANTES E O DEPOIS.  
Raul Ribas – RG. 3 864 083

Abração Raul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário