Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Duas reações sobre a libertinagem dos dias atuais


Estas atitudes me fazem lembrar dos tempos de adolescência.
Não tendo imagem do Grupo Escolar de Inúbia Paulista, coloco esta do Templo da Igreja Batista, colhida por mim em dezembro p.p.

Em Inúbia Paulista o prof Ary Barreira Carrinho, diretor do GEDI - Grupo Escolar do Distrito de Ibirapuera, rigorosíssimo, verdadeiro mestre, com a pedagogia da cinta, (abaixo vídeo) ajudou meus pais a mostrar o caminho a trilhar.
A foto, enviada pelo amigo João Senna, do Colégio Dom Bosco de Tupã, é da 2ª série "A". Eu aí estou e muitos amigos herculandenses se identificarão. O Padre, professor de francês , não é o Diretor, seu nome também não me lembro.

Em Tupã, o Padre Heitor Castoldi, Diretor do Colégio Dom Bosco, (alô companheiros de Herculândia) também era adepto da pedagogia da cinta. Certa vez, em aula de matemática, eu
estava lá no fundão, sonhando, de boca aberta, quando ele me atirou certeiramente um giz e aos berros dizendo:
- Acorda bela adormecida no bosque. Ainda torci para que meus pais não soubessem, senão...
Foto do amigo José Sylvio assinala a profª. Ricardina. E aí está também o Diretor, Senhor Olympio, outro educador exemplar, a Dona Zezé, mãe do José Sylvio e demais educadoras, cujos nomes, infelizmente, não me recordo. Ajuda aí, J. Sylvio.

E em Herculândia, quem não se lembra da professora Dona Ricardina? O J. Sylvio tem histórias maravilhosas sobre essa Mestra, com "M" maiúsculo. Até me trouxe esta foto por ocasião de sua honrosa visita a este estudiozinho.

Os modernistas podem me taxar do que quiserem, mas naquela época podíamos saír às ruas sem maiores problemas. Hoje, caminhar pelo bairro ao lusco fusco, é temerário.
Por estas e outras, fui-me embora pro passado...

(...)
Vou-me embora pro passado /
Que o passado é bom demais! /
Lá tem meninas "quebrando" /
Ao cruzar com um rapaz /
Elas cheiram a Pó de Arroz /
Da Cachemere Bouquet /
Coty ou Royal Briar /
Colocam Rouge e Laquê /
English Lavanda Atkinsons /
Ou Helena Rubinstein /
Saem de saia plissada /
Ou de vestido Tubinho /
Com jeitinho encabulado /
Flertando bem de fininho /
E lá no cinema Rex /
Se vê broto a namorar /
De mão dada com o guri /
Com vestido de organdi /
Com gola de tafetá.
(Jessier Quirino)
Aqui ouvirão o poeta declamando Vou-me Embora Pro Passado...

3 comentários:

  1. Amigo Sergio,
    Vou tentar com alguns parentes, mas não acredito que seja uma tarefa fácil e tampouco rápida. Assim, quando conseguir identificar algum dos mestres além do Sr. Olympio Cruz, Dona Ricardina e minha mãe, informarei imediatamente.
    Um grande abraço,
    JS

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa nos reserva caminhar por esses caminhos incertos da rede...sou filha de Ary Barreira Carrinho. É com saudade que leio sobre meu pai. Severo, mas afetivo e carinhoso. Segui seu caminho profissional. Sou Supervisora de Ensino. Devo ter sido excelente filha, pois nunca precisei usufuir da pedagogia da cinta. Grande parte da minha família atua na educação. Sempre ouvi falar das cidades pelas quais passou meu pai ...educando por este estado afora. Se desejar posso enviar foto do meu pai. Com certeza minha mãe também pode ter dado aulas para você.
    um abraço agradecido
    Profª
    Stela Maris Leite Carrinho de Araújo
    Lorena
    São Paulo
    stelamaris1@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Grata e emocionante surpresa poder ver meu querido e saudoso pai citado num blog.Ary, com "ipsilom" Somente graças á tecnologia de ponta isto se torna possível,,,coisas dos tempos modernos,contemporâneos.Papai nos influenciou de papai forma tão decisiva e marcante que também segui os mesmos rumos educacionistas:fui supervisora por 4 anos e diretora de esola em Pindamonhangaba.
    Papai era uma pessoa com um coração imenso, carinhoso, romântico, mamãe poderia endossar minhas palavras se viva estivesse.Se tiver fotos eu envio.Sõnia Maria.

    ResponderExcluir