Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão - SALVEM-NA IV

E-mails recebidos, editorial e telefonema;

O Osmar de Almeida Pacca, presidente do Aeroclube de Pindamonhangaba, de azul, ao lado do Afonso, nos telefonou informando o e-mail de dois deputados paulistas que estão lutando pelo revigoramento das ferrovias no Estado de São Paulo, a saber:

Nos informou também que já está adiantado o procedimento de restauração do avião Paulistinha, o qual sofreu acidente há alguns anos e sabedor do nosso interesse pela preservação patrimonial histórico, nos convidou para fotografarmos os trabalhos.
Pacca, iremos com o maior prazer. Deixe o Senador (Afonso) retornar de viagem que iremos visitá-lo e obrigado pelo interesse pela recuperação da Estradinha. Sérgio, Boa tarde!

O deputado Emanuel Fernandes participou no último dia 18 de fevereiro do programa Antonio Leite, na TV BandVale. Na oportunidade, nos foi repassado por ele um e-mail encaminhado por você sobre sua preocupação com a situação da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Procuramos informações junto a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, que administra a EFCJ. As informações são as seguintes:

A ferrovia já voltou a operar há cerca de 10 dias.

Na última semana, o engenheiro Ricardo Zancheta Briso foi designado pelo secretário Claury Alves da Silva para ser o novo diretor da EFCJ.

Vários providências deverão ser tomadas para melhorar a manutenção e a preservação do patrimônio histórico, muito prezado pelo secretário e equipe. Entre as propostas está a criação do projeto "A Escola Sobe a Serra", que incentivará alunos de cidades próximas a fazer o passeio turístico. Outra proposta é firmar convênios com universidades da região que possuem o curso de Turismo para dotar a ECFJ de guias turísticos. Também se avalia a possibilidade de promover a revitalização do entorno da ferrovia, com plantio de flores e vegetação.

A Secretaria de de Esporte, Lazer e Turismo também pretende realizar um seminário para debater modelos nacionais e internacionais de ferrovias que possuem perfis turísticos. Um exemplo bem sucedido no Brasil é a ferrovia que faz o circuito Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com a secretaria, em janeiro, foram trocados vários equipamentos de segurança do teleférico de Campos do Jordão, como cabos de aço e outros itens relacionados à manutenção.

Nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.

Att.
José Roberto Amaral – Assessoria de Imprensa

Caros amigos da estradinha:

O artigo enviado está um pouco intempestivo, pois na semana passada a "nossa estradinha" voltou a funcionar a "todo vapor", literalmemente, com os trens viajando entre Pinda-Campos, a "Baroneza" sob o comando do "competente Kiko" fazendo a alegria dos turistas no carnaval e os bondes de turismo rodando lotados na cidade. Mesmo assim, o jornalista Djalma Castro (muito sério e respeitado na região) tem bastante razão em suas afirmativas, no artigo publicado em sua coluna, no JC.

Graças a Deus e aos esforços de nossos dedicados colegas ferroviários a EFCJ vai bem e de volta aos velhos trilhos...
Vamos torcer para que as constantes chuvas não tragam novidade nos cortes da serra. Justiça seja feita, embora tenha demorado um ano e dois dias, o Serra investiu uma boa grana na recuperação do Km 34 e pelo que os colegas informaram foi feito um bom serviço naquele local que sofreu deslizamentos.

Vamos dar toda força para que a ferrovia possa cair em boas mãos nas administrações futuras, com gente interessada na sua recuperação e desenvolvimento, para que possamos fazer uma grande festa do centenário, em 2014.

Abçs ao "amigos da estradinha"

Prof. Jarmuth/ex-ferroviário
Aqui,
http://www.jornaldacidadepinda.com.br/noticia.php?id=5901&cat=1&sub=9 novo Editorial do Jornal da Cidade de Pindamonhangaba, após as boas novas de que a Estradinha voltou a funcionar. Este interesse demonstrado por muitos defensores da nossa história é fundamental para a preservação patrimonial histórica, estando todos de parabéns, o que deixa o ecoeantigos muito feliz.
Abração gente
Aqui, tudo o que já escrevemos sobre a EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão;

Nenhum comentário:

Postar um comentário