Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão - SALVEM - NA!

(...) O Vale do Paraíba é uma avenida de problemas desde ambientais até sociais, passando pelo despreparo dos quadros administrativos. Contam-se nos dedos os organismos com boas gestões. Hoje em dia, com as crises cíclicas nas economias, inclusive mundial, se não houver zelo pelo patrimônio, pelo planejamento e pelo controle do dinheiro, fatalmente se está destinado ao fracasso.
Pindamonhangaba há quase cem anos dispõe da Estrada de Ferro Campos do Jordão, corajosa iniciativa de médicos sanitaristas e empreendedores que no começo do século passado impulsionaram trilhos e dormentes serra acima, até a estância climática de Campos do Jordão. As montanhas valeparaibanas, especialmente a chamada Suíça brasileira é um dos locais mais belos do Brasil, atraindo turistas e dispondo de rede hoteleira de milhares de leitos (cerca de 7.000), gastronomia variada e o clima que restabelece a saúde. Assim é Campos do Jordão.
O que vem a causar indignação é a situação da "Estradinha" carinhosa denominação à centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão que, partindo de Pindamonhangaba e em rota de 47 quilômetros faz o percurso do planalto até a montanha.

Chegam ao conhecimento da imprensa informes desabonadores da presente situação da EFCJ, pois há cerca de um ano os trens deixaram de circular entre ambas as cidades. Presentemente, é subordinada a orientação da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Turismo, cujo titular da pasta é Claury Santos Alves da Silva, pessoa desconhecida na região. O responsável pela "Estradinha" não deve ter muito jeito para administração ou conhecimento de interesse turístico e até mesmo de respeito ao patrimônio público.

O que vem ocorrendo é sucateamento da Estrada de Ferro Campos do Jordão, semi-abandonada pelos seus administradores seja na Pasta de Governo ou na gerencia local. Como é possível ficar a importante ferrovia turística parada? Sem os trens circularem, sem passageiros, não cumprindo a demanda que há um século movimentou ambas as cidades?. A SELT - Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo - não está a altura do Vale do Paraíba, pelo menos nesta área.

É provável que o governador José Serra não esteja sabendo da paralisação da estrada de ferro.

Igualmente as lideranças de Pindamonhangaba e Campos do Jordão estão omissas e não se movimentam em favor da revitalização da ferrovia. É verdadeiro absurdo que, igualmente, os parlamentares da região como Emanoel Fernandes (PSDB) e Marcelo Ortiz (PV), apenas para citar deputados federais e, portanto com maior influencia política, estão desinteressados em solucionar a questão de segurança e transportabilidade no trajeto da EFCJ.

Questões que eram resolvidas com presteza por engenheiros e técnicos do passado recente, pois afinal não são "bichos de sete cabeças". Há cem anos os trens "rodavam" sem as tecnologias de hoje. É gestão (ou falta de), pois considerável receita de vendas de passagens deixou de ser contabilizada. De outra forma, nas temporadas turísticas em áreas urbanas em Campos do Jordão, se observaram uso de terrenos da EFCJ por parte de marcas famosas de produtos. A direção da "Estradinha" está mais interessada nesses expedientes e menos na manutenção dos horários das viagens intermunicipais dos trens.

O que vem ocorrendo é desproposito vontade das lideranças valeparaibanas para com a "jóia" mais preciosa do turismo regional. O governador José Serra não está devidamente informado da paralisação da EFCJ. É verdadeiro abandono nas linhas dos trens com o serviço turístico desestimulado, contribuindo para tal situação os políticos voltados nestes dias para a folia carnavalesca.

Já estão comentando que o governador José Serra está contra a serra.


Aqui a matéria na íntegra

Aqui muitas fotos sobre a Estrada de Ferro Campos do Jordão

O ecoeantigos parabeniza o Jornal da Cidade de Pindamonhangaba por este importante e verdadeiro editorial. Se vocês clicarem na coluna à direita, em Salvem a Estradinha, acessarão excelente crônica do jornalista dr. José Carlos Cataldi sobre o assunto--------------------------->

Nenhum comentário:

Postar um comentário