Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

domingo, 6 de março de 2011

Colonia Del Sacramento - Uruguai

.


.
Estão vendo? O ecoeantigos além de divertir, ainda é cultura. Obrigado amigo Raul Ribas:
.
Muito curiosa a história desta Colônia...
.
Por força do Tratado de Tordesilhas e sua importante posição estratégica para o controle comercial na Bacia do Mar del Plata, pertenceu 5 vezes a Po
rtugal; 04 vezes a Espanha; uma vez ao Brasil e finalmente ao Uruguai. Da última vez que, em razão de um tratado, os portugueses a entregaram definitivamente aos espanhóis o fizeram em troca - acredite - da Bacia Amazônica. O mais curioso ainda nesta história toda está no fato de que à época, por direito, tanto Sacramento quanto a Bacia Amazônica pertenciam aos espanhóis por força dos dois tratados de Tratados de T ordesilhas. Segundo explicação dos historiadores para este “Negócio da China” aconteceu o seguinte: Dona Barbara, filha de Dom João V de Portugal, casada com o Rei (Bourbon) Felipe VI de Espanha - adorada de uma forma quase obcecada pelo marido apesar de muito feia (intriga da oposição) -, agindo em favor do pai, usava toda sua influência para obter vantagens da Espanha em favor do Reino de Portugal! Bem, ganhamos da Espanha o Rio Amazonas e “tudo que dele adentro fosse encontrado” (viva dona Bárbara!) dando em troca uma colônia que também pertecia a Espanha! Concluindo: Negócios de Alcova!
.
José Raul Machado Ribas

2 comentários:

  1. José Raul Machado Ribas6 de março de 2011 às 11:31

    Muito curiosa a história desta Colônia... Por força do Tratado de Tordesilhas e sua importante posição estratégica para o controle comercial na Bacia do Mar del Plata, pertenceu 5 vezes a Portugal; 04 vezes a Espanha; uma vez ao Brasil e finalmente ao Uruguai. Da última vez que, em razão de um tratado, os portugueses a entregaram definitivamente aos espanhóis o fizeram em troca - acredite - da Bacia Amazônica. O mais curioso ainda nesta história toda está no fato de que à época, por direito, tanto Sacramento quanto a Bacia Amazônica pertenciam aos espanhóis por força dos dois tratados de Tratados de T ordesilhas. Segundo explicação dos historiadores para este “Negócio da China” aconteceu o seguinte: Dona Barbara, filha de Dom João V de Portugal, casada com o Rei (Bourbon) Felipe VI de Espanha - adorada de uma forma quase obcecada pelo marido apesar de muito feia (intriga da oposição) -, agindo em favor do pai, usava toda sua influência para obter vantagens da Espanha em favor do Reino de Portugal! Bem, ganhamos da Espanha o Rio Amazonas e “tudo que dele adentro fosse encontrado” (viva dona Bárbara!) dando em troca uma colônia que também pertecia a Espanha! Concluindo: Negócios de Alcova!


    José Raul Machado Ribas

    ResponderExcluir
  2. conheço muito bem Colonia, e também a história e as concidentes caracteristicas historicas, arquitetônicas e culturais de Cananéia. Não por acaso, elas se fundem num panorama incrivel de junções e concidências históricas impressionantes!

    ResponderExcluir