Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pacientes oncológicos podem contar com o apoio da Psicologia

José Paulo Ferrari
Entre as várias doenças que mais causam angústias ao ser humano, sem dúvida, o câncer se destaca, principalmente, porque a grande maioria das pessoas a relaciona, ainda, com a possibilidade da morte e de seqüelas que impedem o paciente de continuar sua existência com certo nível de qualidade de vida. Parte dessa angústia se deve à falta de informações sobre o avanço da oncologia no mundo e, sobretudo, aos conceitos ainda enraizados em nossa cultura como fruto, no geral, de heranças oferecidas pelos nossos antepassados que, em grande parte, viam no câncer uma espécie de maldição ou castigo divino.

A ciência médica oferece hoje grandes possibilidades de cura para as mais diferentes patologias oncológicas, seja através de modernas terapias, que abrangem, entre outras, a radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, ou intervenções cirúrgicas que se encontram à disposição dos doentes em inúmeras instituições, tanto particulares como públicas, ainda que pese também o constante aumento da doença no mundo, como mostram as estatísticas. Ao lado do avanço da medicina existe, também, a possibilidade do apoio psicológico especializado para aquele que padece da doença.

Esse apoio se efetiva através da Psico-oncologia, um ramo da Psicologia da Saúde, que é uma área específica da chamada Ciência do Comportamento que, além de abordar as questões sociais, comportamentais e as psicológicas, propriamente ditas, relacionadas ao câncer, também vem apresentando grande avanço no campo da pesquisa científica e se tornando um efetivo instrumento de suporte e aconselhamento em técnicas de comunicação, intervenção psicossociais e comportamentais, bem como na avaliação da qualidade de vida de pacientes e de profissionais em todo o mundo.

- “Considerando que o câncer é a segunda causa de morte entre os brasileiros, sendo superado apenas pelas moléstias cardiovasculares, como são os casos de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e embolia pulmonar, pode se perceber a importância que essa nova especialidade da Psicologia representa para o bom atendimento do portador da doença, de seus familiares e de outras pessoas que estão diretamente ligadas ao doente com câncer”. – diz o psicólogo José Paulo Ferrari, que é um dos profissionais de Guarulhos com pós-graduação em Psico-oncologia, através do Hospital do Câncer.
Muitos não sabem que no Brasil já existem vários profissionais especializados em Psico-oncologia e uma das mais importantes instituições, que além de oferecer atendimento nessa área, também forma profissionais, é o Hospital do Câncer, que desde 1997 possui o Departamento de Psiquiatria e Psicologia, composto por uma equipe multidisciplinar
, integrado por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e pedagogos com formação em Psico-oncologia.

- “O sofrimento psíquico, causado pelo sentimento de impotência diante da doença e das transformações que ela pode provocar nas relações e comportamento na vida do paciente e daqueles que o cercam, deve ser considerado e, portanto, aliviado através da psicoterapia, como uma forma de contribuição no processo de recuperação do paciente”. – afirma, ainda, o profissional guarulhense, ao destacar que em inúmeras outras doenças físicas o paciente sempre deve, também, receber o suporte psicológico para melhor enfrentar os sintomas e superar possíveis crises. – “Não se pode esquecer que é comum, entre os pacientes oncológicos e portadores de doenças graves, quadro severo de angústia e mesmo de depressão, dificultando o tratamento ou até impedindo dele ser realizado por outros profissionais, com sucesso”. – esclarece.

SERVIÇO: Consultório Psicológico com profissional especializado em Psico-oncologia em Guarulhos – Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 200 – Sala 210 – Edifício Center III – Tel. 2442-8675 ou 9992-9394.
Imagens, na sequência: Autor; SP1; Capcebelzonte; Portalmédico elivralivros.
Agradecemos o querido amigo José Paulo Ferrari pelo excelente artigo.
Grande abraço e continue lembrando-se de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário