Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sábado, 9 de outubro de 2010

Brotos na meia nova de nylon

Já mostrei várias maneiras improvisadas de se preparar brotos, especialmente para aqueles que adoram este tipo de ingrediente mas acha difícil preparar ou não faz porque não tem um sprouter apropriado. Estas outras maneiras estão neste post. Já havia usado meias de nylon novas lá, mas daquelas cor da pele e somente para cobrir.

Depois, vi para vender em algum site de cozinha umas sacolinhas próprias para germinação. E nada mais eram que saquinhos feitos com algum tecido permeável e sintético, que não acumula umidade e não mofa. A partir daí, usar meias de nylon me pareceu tão óbvio que não devo ser a única a ter tido a ideia, principalmente porque o tecido é elástico e se expande à medida que as sementes germinam e ganham volume. Para preparar, é só lavar bem os grãos - tipo 1/4 de xícara, desinfetar com solução higienizadora para verduras e deixar de molho em bastante água fria de um dia para outro (ou por período de 8 a 12 horas, dependendo da semente escolhida - os grãos têm que ficar entumescidos como frescos). Usei grãos de ervilha, de feijão-arroz e feijão mung, mas podem ser outros. Agora é só colocar os grãos dentro de meias de nylon virgens, destas de mulheres, tamanho três quarto, enxaguadas. Amarre os saquinhos e deixe-os pendurados sobre um prato para conter os pingos ou amarre na torneira da pia. Mantenha os grãos sempre molhados, mergulhando o saquinho numa bacia com água limpa, umas três ou quatro vezes por dia - eu lhes dou banho fresco sempre que passo pela cozinha. Em três ou quatro dias os brotos estão prontos para comer. Os meus ainda não usei. Quem sabe hoje no jantar?
Retirei esta matéria na íntegra, especialmente para o dr. Fagundo S. d'Oliveira, do; http://come-se.blogspot.com/ onde tem muita coisa interessante e recomendo que dêm uma passadela por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário