Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sebastião de São Bento do Sapucaí


No dia 22 de janeiro pp produzimos e postamos o filmete acima sobre o pobre do octogenário Sebastião de São Bento do Sapucaí, ainda em plena atividade produtiva.


Dois leitores se sensibilizaram com a lamentável ocorrência e o Aldo, assim se expressou:

                 


Revoltante.

E isto acontece mais do que nós tomamos conhecimento.
A idade proporciona uma coisa única que não se aprende em lugar algum: experiência, que traz a serenidade, que aguça os sentidos e nos faz melhores, sem esta demagogia de "melhor idade". 
Apenas ficamos mais sábios, mais prudentes que confundem com passividade. 
O Sr. Sebastião  perdeu parte de seu ganha pão, mas o imbecil que o agrediu, perdeu muito mais. Perdeu a oportunidade de aprender com a experiência de quem não teve ninguém para também aprender. Aprendeu na marra e a custa de muitos erros, mas aprendeu e certamente não se furtaria a repassar o que sabe, no trato das coisas da roça, no trato das coisas da vida. 
Mas este imbecil, se conseguir envelhecer, vai sentir na pele o que fez com este senhor, pois "aqui se faz, aqui se paga" 
É só uma questão de tempo.
Aldo


Outro leitor, que aparece na foto supra e que não quer se identificar, juntou com seus familiares uma série de roupas, sapatos, utensílios e até uma televisão usada, porém,  em perfeito estado de funcionamento, me procurou e juntos fomos até sua pequena chácara em São Bento do Sapucaí e lhe entregamos.


Lá chegamos por volta das 15,00 horas e seu ordenança, o Vanderley, nos relatou que o Sebastião saíra de manhã com promessa de voltar para a hora do almoço e até aquele momento, nem sinal do mesmo.


Observamos que o Vanderlei é portador de  alguma deficiência, pois nos relatava fatos dramáticos vividos pelo Sebastião, às gargalhadas, logo, a prudência recomendava não deixar a guarda dos bens com ele. Tampouco com o vizinho, que não se mostrou muito amigável.


Fomos então à bucólica São Bento à procura do Sebastião e nada. Valeu pelo cafezinho com um delicioso pão de queijo numa bem montada cafeteria, com serviços de excelente qualidade prestados por três belas e  atenciosas jovens.


Retornamos à sua casa, esperamos mais um pouco e eis que surge, lá na rodovia, ao descer do ônibus,  o Sebastião, todo alinhado com seu terno branco, com o luto pelo falecimento de sua companheira há alguns meses, vindo de Jacareí, onde foi levar um cliente para comprar determinada coisa para ganhar uma comissãozinha, segundo nos relatou.


O leitor doador ainda observou que o Sebastião não desgrudava de sua bíblia e uma dúvida nos restou: 
Será que o mesmo não dividiria os bens com o seu líder religioso?


Para finalizar. Fomos numa quarta-feira. Na segunda-feira anterior, na ausência do Sebastião e do Vanderlei, encostou um caminhão na frente da propriedade e roubou uma série de utilidades do pobre homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário