Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Posto novo e Posto velho; era isso mesmo caro Beltran

Olá Sérgio, Bom Dia:

Estes dias lendo o Bloguito, ví que o posto de seu avô na avenida
Brasil foi construído em 1938. Aí, uma duvida me assaltou: havia na esquina da Rua José Bonifácio com a Avenida Tamandaré um posto de gasolina, cujo prédio ainda subsistia até uns dez ou quinze anos atrás, dando lugar a uma residência. 

Esse prédio antigo desse Posto de Gasolina, tinha a frente para o vértice do entroncamento da av Tamandaré com a José Bonifácio, de sorte que ele fora construído em um ângulo de 45 graus com o vértice, deixando um triangulo livre em sua
frente onde segundo me lembro tinha somente uma bomba manual que deveria ser de gasolina, pois na época não havia Energia Elétrica. 

Até uns 30 ou 40 anos atrás, já há muito desativado o Posto, ainda se lia na parede frontal desse mesmo prédio, já meio apagado, a palavra "Posto" e sempre me disseram que era de seu avô e ontem me encontrei com o Pedro Emed que veio com a família para Herculândia mais ou menos entre os anos de 46 a 48 e ele me confirmou a existência desse Posto de Gasolina naquela esquina e que ele teria sido também de seu avô.

Será que seu avô não tinha dois postos de gasolina? Você se lembra?

Abraços, Beltran


Seguinte Beltran;


Esta é uma das poucas fotos que tenho desse local que você citou, onde havia um posto de combustíveis com duas bombas manuais, uma de gasosa e outra de óleo díesel. Meus pais, a mana Sueli e eu, provavelmente com uns 6 anos, então, em 1947,  ao fundo um casarão antigo de madeira onde morávamos todos.




Este posto foi construído pelo meu avô, o segundo de Herculândia, sendo que o primeiro era o que está na foto abaixo, já ampliado, de 1938, construído pelo Sr. Joaquim de Oliveira, onde deu início à Agência Ford. Posteriormente o Sr. Joaquim, com visão de negócios, mudou-se para Oswaldo Cruz onde instalou um Posto Texaco e para lá transferiu a Agência, obtendo grande progresso, posteriormente transferiu-se para Taubaté onde a Agência Ford é uma das principais, se não a principal,  do Vale do Paraíba. O posto abaixo foi vendido ao meu avô, que desativou o descrito por você.





Aqui é o Sérgio, sobre um tambor de gasolina no posto supra, em 1941, no dia da minha crisma na Igreja de Sant'Anna, cujos padrinhos foram o Sr. Joaquim de Oliveira, foto abaixo e sua esposa, Dona Aurora, os quais me presentearam com essa roupa. O meu pai trabalhava com o Sr. Joaquim de Oliveira, de onde permaneceu amizade para a vida toda, ou além túmulo, como diz o amigo José Paulo Ferrari, pois a filha deste casal de padrinhos, Irene Maria de Oliveira Zamprogna, residente em Umuarama/PR, se corresponde com o Serginho via net.



No entorno do posto que chamávamos de velho, havia um terreno de uns 2.000 metros onde meu avô cultivava muitas árvores. Aclimatou uma castanheira do Pará, a qual viveu até há alguns anos. Soube que o proprietário a derrubou porque se aborreceu com as crianças que atiravam pedras para colher os preciosos frutos. A vida é assim... uns dão vidas... outros as tiram...


Creio estar aí o meu amor pelas árvores. Esta abaixo, eu a plantei há uns trinta anos, mais algumas no entorno. Que luta para mantê-la viva, apesar de todos os anos nos presentear com muitas mangas espada soborosas e orgânicas, além de reter toneladas de óxido de carbono, nos dar oxigênio, reter águas pluviais, amainar ventos fortes, nos dar frescor, abrigar a fauna, nos transferir cristais iônicos e propiciar uma sombra de fazer inveja, principalmente nos dias de calor intenso, onde diariamente um instrutor de auto-escola vem treinar baliza com seus alunos.




Já escrevi sobre a Âgência Ford no bloguito em 2009,
aqui===> http://ecoeantigos.blogspot.com/2009/04/saudade-de-herculandia-xvi.html

Abração Beltran e obrigado por prestigiar nosso bloguito.

11 comentários:

  1. Lindas lembranças, Sérgio.
    Viajei no tempo com sua narrativa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. “Aqui é o Sérgio, sobre um tambor de gasolina no posto supra, em 1941, no dia da minha crisma na Igreja de Sant'Anna...”.

    Isto sim que é viver perigosamente!...

    José Raul Machado Ribas

    ResponderExcluir
  3. Grande Sérgio!
    Que maravilha...histórias de vida, de gente!
    Passado que criou o presente e deixará heranças para o futuro! José Paulo

    ResponderExcluir
  4. Caro Sergio,

    Como é rica a historia de seus antepassados. Acho muito interessante o pioneirismo e a visão de negócios de seu pai e do Sr. Joaquim de Oliveira. Gostaria de poder voltar no tempo e poder observar a evolução das cidades, nem sempre para melhor e conhecer estes homens e mulheres de raça que construiram familias, cidades, etc. na base do suor, da competencia e da ousadia em arriscar.

    Parabéns pela sua historia.

    Do amigo.

    Aldo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom conhecer um pouco mais de você e sua família, de suas raízes. São estórias e histórias que marcam para sempre as pessoas envolvidas, assim como os amigos.

    Valeu. Parabéns; que rufem os tambores, pois num deles você encontrava ainda nenê. Abraços. João Simões.

    ResponderExcluir
  6. Só falta o Aldo do comentário acima ser o Aldo Alves Adorno. Será?
    Serjão, você deveria fazer como eu. Escrever um livro! Tanto vocêw como o Beltran, tanta riqueza e beleza de informações que vocês tem e que, na minha modesta opinião, deveriam ser eternizadas. Xô alemão!!!

    ResponderExcluir
  7. Não, caro ZSylvio, o Aldo é o presidente do CAAT - Clube de Autos Antigos de Taubaté, que por enorme coincidência foi gerente da Cia. de Automóveis Joaquim de Oliveira - Agência Ford de Taubaté, a qual originou-se em Herculândia. O destino nos traça certos caminhos interessantes, felizmente. Quanto a escrever o livro, até tentei há alguns anos. Tenho rascunho do primeiro capítulo, entretanto, falta-me, sem falsa modéstia, capacidade para coordenar as idéias. Até que um capítulo sai mais ou menos, já no prosseguimento, me embanano todo. Melhor ficar só com o bloguito.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA SÉRGIO!
    FICO ´SUPER EMOCIONADA QUANDO LEIO HISTÓRIAS ASSIM, COMO AS SUAS.
    DEVE SER MUITO GRATIFICANTE PARA SUA FAMÍLIA TER ALGUÉM, COMO VOCÊ, QUE ESTÁ RESGATANDO E DEIXANDO REGISTRADO SUA ORIGEM E DE SUA DESCENDÊNCIA.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    BETE

    ResponderExcluir
  9. Acho que poderia continuar com a história por mais 200 páginas afim de transformar num livro, ficadica...
    Bjs pai
    Dodo

    ResponderExcluir
  10. Gde Sérgio!!!

    Este é o meu irmão...
    Orgulho enorme...
    Bjs.
    Sol

    ResponderExcluir
  11. Ô Serginho, é sempre uma alegria quando leio o seu blog pq apesar de ser a caçula da família e de ter nascido em Oswaldo Cruz, me lembro dos comentário da minha mãe sobre Herculândia e o carinho que ela tinha por todos vocês.
    Um forte abraço da Irene

    ResponderExcluir