Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A história do pessoal de Bom Princípio...


Depois de assistir a história da Universidade dos pés descalços (ali, na barra lateral===>) fiquei ainda mais orgulhosa dessas pessoas que conhecemos por aqui e que tem histórias lindas para serem contadas.

Preciso estar inspirada para escrever, mas é gente pobre e batalhadora, uma comunidade onde todos falam alemão, são liderados por uma avó de 81 anos que teve 11 filhos. Vou anexar algumas fotos desse pessoal, que não tenho muitas fotos e vou te contar a história aos poucos para vc conhecer. 
Obs. Todos falam alemão entre si.


1ª foto - Dona Maria Steffen (viúva mãe de 11 filhos) - 81 anos - essa foto (014) tirei dela que estava com chinelos de dedo, martelo na mão, pés todo sujo de terra e acabando de plantar - junto com filha e netos, 360 mudas de alface - para depois vender na comunidade.


2ª foto - Dona Maria - 92 anos( solteira, com blusa rosa na foto(011)) - foi professora primária e seus alunos tinham aulas em alemão, quando Getúlio proibiu falar alemão e enviava fiscais para ver se estavam cumprindo a ordem.  Ela mesmo me contou essa história e disse que os alunos sequer sabiam falar papai em portugues!!!! A tarefa dela na casa é lascar a lenha que manter o fogão de lenha (todo de ferro) aceso dia e noite!!!


3ª foto Lúcia (filha de Dona Maria Steffen) e o filho (foto 012 e foto 013) - desembramando a tela ( já antiga) para colocar ao redor da plantação de alfaces.


Vou fotografar e depois relatar para vc sobre uma outra família que chamamos de Vassoureiros - eles plantam palha e fazem vassouras - daquelas amarelas, antigas - muito boas. Temos comprado vassouras deles para fortalecer e ajuda-los a se manter no campo. Mas esta é outra história. 

Eu e o Roberto costumamos dizer que esse pessoal no interior do RS na região da Serra Gaúcha, é um Brasil que deu certo!! Porque será heim???? 

Depois continuo. Tenho que cuidar dos afazeres domésticos!! 

abração 

Cassia

Bom que você tenha se inspirado na palestra do Sr. Bunker Roy para me enviar as fotos supra, as quais já havia colhido anteriormente, com suas histórias de labuta.. Sinal de que pessoas simples, honestas, batalhadoras, nos chamam à atenção. Essas pessoas não vivem de favores, de migalhas, bajulando poderosos para sobreviver, vão à luta, por isso que dão certo, não é mesmo?

Fico no aguardo dos "Vassoureiros", para aqui publicar, pois sempre fui adepto da "MERITOCRACIA".

Abração Cassia, de Canoas/RS e muito obrigado por mais esta participação no bloguito.

Um comentário:

  1. Estou publicando teu bloguito no meu facebook!
    Wowwwwwwwwww vou avisar pessoal de Bom Principio sobre essa publicação!
    abraço,
    Cassia

    ResponderExcluir