Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro, dia da árvore



Juju, minha netinha querida, com seus cinco aninhos e por iniciativa própria, hoje, ao caminho da escola fez questão de presentear o vovô com seu primeiro texto capeado pelo desenho seu ,abraçando uma árvore, sob os olhares do papai e da mamãe.

Hoje, dia da Árvore, nos 5564 municípios do Brasil prestam-se homenagens àquela que nos permite a vida . A Vovó também não foi esquecida e presente idêntico lhe foi oferecido. Esta é a recompensa pelos valores transmitidos desde o berço. Os cogumelos (Pequeno Príncipe) não são agraciados com estas bênçãos. Obrigado Senhor.

Todas as escolas, órgãos públicos, os donos do meio ambiente, políticos & cia, ao som de banda de música, portando bandeiras, saem a campo, levando inocentes criancinhas, as quais acreditam na sinceridade destes, depositando mudas de arbustos, alguns plantam até mudas de árvores, no solo despreparado, cova rasa e diminuto diâmetro. Também este é o momento certo de agradecer ao escritor Dr. Francisco Piorino Filho pelo presente deste seu livro, com dedicatória. Obrigado Mestre e parabéns por divulgar Brasil afora a obra do Pindamonhangabense, Engº João Pedro Cardoso.

Infelizmente, na grande maioria, (salvariam 10%? Duvido.) as solenidades são pró forma, até criaram um termo adequado, "greenwashing" - lavagem verde. Se acham que estou exagerando, atentem para o que ocorre depois que se recolhem os instrumentos. Falta d'água, de adubo, de zelo, ação dos vândalos, ação das formigas, ação dos gatunos, ação dos espertos, destroem quase tudo. Sobra pouco, muito pouco e o pior, as poucas que sobrevivem, quando adultas, vêm os zelosos homens públicos e aquela abençoada Cia de Eletricidade e tomem podas radicais.
A ignorância dessa gente, não lhes permite perceber os inúmeros benefícios que elas nos trazem; absorvem uma tonelada de dióxido de carbono durante sua existência, dá sombra, frescor, beleza, flores, frutos, oxigênio, absorvem até 250 litros de água por dia durante as cheias, controlam o clima, melhoram a qualidade do ar, absorvem poluição, as folhas também absorvem outros contaminantes do ar, como ozônio e dióxido de sulfureto e liberam oxigênio e muito mais benefícios, tanto que o cientista Willian Blake escreveu um dia;
"A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ",

Laurinha, minha querida, veja aí a Bonsai que você me presenteou. Faz tempo que estou para lhe agradecer, mas, segundo a 2ª Lei da espiritualidade, este é o momento certo e coincidiu com o dia da árvore. Eu a deixo mais dias no quintal para tomar sol, senão tenho receio que não resista. Obrigado. Beijos.
O livro supra é fundamental à causa e pouca gente sabe que se hoje comemoramos o "Dia da Árvore", devemos ao herói pindamonhangabense, Engº João Pedro Cardoso, que juntamente com alguns amigos instituíu esta cerimônia no Brasil, sendo sua primeira comemoração feita na cidade de Araras, no dia 7 de junho de 1902. Rosi, minha nora preferida, a lichieira que seu tio trouxe de São Paulo para mim se desenvolve bem, observa? Está em lugar secreto. Qualquer dia revelo seu paradeiro. Esta foto é de hoje, dia da árvore. Beijos do seu sogrão preferido.

Este livro pode ser adquirido diretamente com o autor, Dr. Francisco Piorino Filho, através dos telefones 0xx12- 3642 - 8416 ou 3645 - 2021 e seu preço está por volta de R$ 10,00.

Eu presenteei com um exemplar desta obra autoridades dos três poderes de Pindamonhangaba. Parece-me que não tiveram tempo de lê-lo. Azar da população que sofre as consequências, pois o aquecimento global aí está para quem quiser ver.

Feliz dia pra vocês, árvores, se é que isso seja possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário