Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sábado, 20 de novembro de 2010

Um caipira na Capital

Aí está prezado Absalão a matéria inspirada no momento em que fotografávamos o exuberante verde existente no Shopping Cidade Jardim, vertical", composto por quatro pisos.
Toda a região do entorno do Shopping é formada por um verde consistente. Por lá não tem retrógradas companhias de energia elétrica que a pretexto de proteger seus cabos elétricos, descaracterizam totalmente frondosas árvores, visando exclusivamente economizar seus milhões de dólares sorvidos dos usuários que têm uma das maiores tarifas de energia do mundo.
Não somos experts no assunto, entretanto, o tugúrio é frequentado por um engenheiro eletricista, aposentado de uma dessas empresas, que conhece e já aplicou sistema de cabeamento que permite a convivência harmônica entre o verde e a transmissão energética. Claro, custa um pouquinho de dólares a mais, entretanto, nós consumidores a régios valores não poderíamos receber tal consideração, que sempre nos foi dispensada anteriormente?
Também nessa região não se encontram prefeitinhos provincianos que enxergam as árvores como inimigas do munícipe, outros, sabem da sua utilidade, mas têm que alimentar aquela empreiteira do compadre, que vive em função de podas radicais e por "lenharem" florestas urbanas.
Lá não. Lá é primeiro mundo. Metro quadrado dos mais caros do País. Habitantes esclarecidos, evoluídos. Sabem da recomendação da OMS - Organização Mundial de Saúde, que se deve manter 12 metros quadrados de árvores por habitante, para que os indivíduos sejam saudáveis.
O que não faltam em cidades interioranas são espaços para a manutenção da recomendação supra. Falta, sim, sabedoria para esses alcaides incompetentes ou de má fé. Como nos referimos acima, o metro quadrado de área onde está construído o Shopping Cidade Jardim é elevadíssimo e seus administradores não perderam milímetro, preenchendo todos os espaços vagos com riquíssimo verde que faz inveja a qualquer caipira que teria enormes dificuldades para obtê-lo com tal excelência.
A perfeição é tamanha que precisei analisar várias folhas e flores, pois a princípio pensei fossem artificiais.
O Absalão, grande entendedor de vegetação, ia me descrevendo os nomes das plantas e árvores existentes
Interrompemos por alguns minutos nossa presença na cerimônia de lançamento do Dinossauros são Eternos, pois o Absalão fez questão de me levar ao terraço, onde havia uma dezena de jaboticabeiras, umas florindo, outras em plena produção.
No piso térreo, bem no centro do Shopping, há um finíssimo restaurante que abriga cinco jaboticabeiras, também em processo de produção, sendo que as mesas dos clientes ficam a seu redor.
Heras, coqueiros e milhares de lírios brancos, todos floridos, compõem a paisagem que de tão linda, causa inveja.
Sibipirunas de aproximadamente 10 metros de altura são abrigadas no seu interior.Quem sabe, ao tomarem conhecimento de que o verde é cultuado pelos mais inteligentes, pelos mais ricos, pelos que desejam boa qualidade de vida, pelos que pretendem manter a saúde perfeita, nossos prefeitos provincianos acordam e passem a imitar pessoas que estão anos à frente, como são os administradores do Shopping Cidade Jardim.
Abração Absalão e obrigado pelas orientações.

Um comentário: