Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Um chamamento à razão do comportamento do homem

.
Salve!... Grande amigo Sérgio!
.
A campanha em anexo é, certamente, um significativo apelo emocional. E, sobretudo, uma lição, um chamamento à razão do comportamento do homem que, na medida em que avança em tecnologia, ao mesmo tempo, infelizmente se afasta dos valores mais preciosos das questões humanas.
.
Não é surpresa nos dias de hoje, por exemplo, a tendência em se adequar leis a interesses de grupos, independente se suas necessidades ou objetivos estão vinculados ou não a valores morais.
.
No que se refere aos idosos, ou a chamada Terceira Idade, o que se registra também em muitas sociedades, ao longo do passado, é que não era raro o temor
pelo avanço da idade, já que o corpo viril, a força do jovem, principalmente para ser utilizada nos combates ou disputas, era seu maior valor.
.
Porém, os relatos históricos e as lendas, na maioria das vezes, nos fazem pensar que a valorização exacerbada da imprudente juventude esta, quase sempre, também ligada ao próprio declínio de algumas civilizações.
.
Por outro lado, grandes tradições que contribuíram para a formação do pensamento humano, no que diz respeito à vinculação do homem com suas origens e os propósitos da vida, ao contrário, exaltaram o passar da idade que, ao mesmo tempo, em que significava o aproximar do fim, era símbolo de sabedoria, de prudência e de respeito humano.
.
Entre os hebreus, por exemplo, que deram origem ao judaísmo e ao
próprio cristianismo, o líder das tribos era o idoso, que também era, geralmente, o chefe da família. Aquele dotado do conhecimento da história que deveria ser compartilhada, através da tradição oral, com todos componentes da sociedade.
.
Não era sem razão, também, que o Deus dos hebreus, que sempre foi revelado através da imagem de um ancião, ocupava para o universo o mesmo que o patriarca da família ocupava para seus descendentes.
.
Muito provavelmente, é por essa razão, também, que Deus, no Judaísmo e no Cristianismo, assume a expressão de "Pai Celestial".
.
As próprias mulheres, ainda que em menor escala, também, tinham seus valores e importâncias na medida em que a idade avançava. Saara, por exemplo, esposa do primeiro patriarca, concebeu na velhice e é, por essa razão, considerada mãe universal.
.
Que a mensagem em questão, presente dos mineiros, povo de silenciosa sabedoria, seja para todos um chamamento aos verdadeiros valores da Vida.
Fraternalmente;
.
José Paulo Ferrari
.

.
Meu prezado amigo José Paulo Ferrari,
.
Muito obrigado por atender ao nosso pedido e ter providenciado mais esta crônica de qualidade indiscutível aos leitores do bloguito.
.
Peço-lhe licença para substituir o vídeo que me enviou, pelo supra, o qual foi gravado inicialmente pela dupla caipira Palmeira e Biá.
.
Um grande abraço a você, Mestre José Paulo Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário