Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 17 de março de 2010

LENDA URBANA: churrasco fatal em Itaiópolis SC - lenha de Eucalipto tratado - Arsênico

Estou há pelo menos 5 anos desmentindo este boato (ver abaixo). Eu sou de Itaiópolis (SC), minha família mora em Itaiópolis, vou lá uma vez por mês, converso TODOS OS DIAS com o pessoal de Itaiópolis e nunca, jamais, alguém soube desta história por lá. A cidade é pequena e todos se conhecem. Todo mundo fica sabendo na hora até de uma simples discussão num bar.

Então, fui pesquisar e descobri que este boato foi importado. O original está em inglês, traduziram para o português e mandaram brasa (adicionando personagens locais).

Não sei porque alguém joga isso na internet de tempos em tempos. Voltou a circular há um mês. Cabe a nós não difundirmos estes boatos (geralmente são bem característicos: não indicam links confiáveis para checar a veracidade, só nomes, instituições, endereços e telefones ficticios).

A pegadinha está na quantidade de arsênico que poderia impregnar a carne e matar as pessoas nas condições relatadas do suposto fatídico churrasco. A dose letal média do arsênico* é de 0,07 g/kg de massa corporal.. Por exemplo, para uma pessoa com 70 Kg a dose letal de algum composto de arsênico seria de 5 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário