Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

domingo, 28 de março de 2010

"SABE A QUEM "PERTENSE" ESSE CAMINHÃO? "PERTENSE" AO FUTURO ENGENHEIRO IVO DE MORAES PISTECO - 1960"


Com apenas oito anos de idade, o garoto Ivo, que havia ganhado este brinquedo, réplica perfeita de um caminhão Chevrolet Brasil 1960, fabricado pela Brinquedos Castor, do estado do Paraná, de seu tio Santílio de Moraes Pisteco, na cidade de São Vicente/SP e cravou a frase supra na parte inferior da carroceria do inusitado mimo.
A partir desse momento, o determinado garoto pobre traçou o seu destino e hoje , é um renomado arquiteto na cidade de Jacareí/SP. O garoto Ivo brincou cuidadosamente com seu caminhãozinho até o ano de 1965, quando já crescidinho, transformou o brinquedo em objeto de decoração da sala de sua casa, o qual por lá permaneceu por muitos anos, só voltando a cumprir sua função de proporcionar distração lúdica, no ano de a 1980, desta feita às suas filhinhas Jane (1979) e Lis ( 1980).
Após as mesmas estarem mocinhas, retornou, o bravo caminhão, à condição de objeto de decoração em 1986, permanecendo atraindo a atenção dos amigos e visitantes da abençoada residência até há pouco tempo, 2008, quando o caçula, Pietro Ivo, alcançou idade para manusear a preciosidade com os cuidados que tal relíquia requer e passou a frequentar os eventos e reuniões dos antigomobilistas, aos quais seu zeloso pai, Ivo Pisteco, que possui um invejável e raro Fordinho 1929, participa significativamente.
Este cobiçado caminhão, pois a GM tentou, infrutiferamente, adquiri-lo, cumpriu e está cumprindo missão de envolver a família nas causas preservacionistas, de responsabilidade, dedicação, carinho, exemplo, dignidade, de amor...há três gerações.
A Cesira, esposa do Ivo, cúmplice desta empreitada, é uma entusiasta, pois sempre está a acompanhar a família nos eventos citados e se prepara para produzir um site retratando as centenas de obras arquitetônicas produzidas pelo Engº Ivo Pisteco na pujante Jacareí, no Vale do Paraiba.

São pessoas como a família Pisteco que frequentam as reuniões, passeios, eventos, envolvendo essa gente fabulosa com suas máquinas maravilhosas, que são os "ANTIGOMOBILISTAS".
Estas fotos e os elementos, colhi no dia 31 de janeiro p.p. e a inspiração para o texto não aflorou, a não ser agora, pois, creio, meus dois neurônios, um dos quais deficiente, estão preocupados, pois provavelmente deverei me encontrar com esta família maravilhosa dentro de algumas horas.

Abração Ivo, Cesira, Pietro, Jane, Lis e amigos.
É uma honra conviver com gente como vocês e sou grato aos Céus por me encaminhar a este destino.

Aqui, um filmete do II Encontro de Autos Antigos, também promovido pelo CAAT nos dias 13 e 14 de setembro de 2008, quando a família Pisteco se retirava.

5 comentários:

  1. Ivo, Cesira e Pietro12 de abril de 2010 às 00:22

    Caro Sérgio, estamos muito contentes com a matéria que você fez, muito obrigada por prestigiar essa ação de preservação que é presente em todos nós que gostamos dos "velhinhos"! Um forte abraço de Ivo, Cesira e Pietro.

    ResponderExcluir
  2. gostaria que voçes me add sou douglas artes e voçes conhecera um pouco do meu trabalho meu prkut e douglassoares@bol.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, já postei um comentário mas acho que falhou, então vou comentar do novo.
    Este Chevrolet acima, é fantástico, eu que já fiz muito carrinho de madeira e papel, nunca vi tanta criatividade com tanta simplicidade.
    Parabéns por cuidar tão bem desta reliquia.
    Podem me encontrar no blog RKmodelismo.blogspot.com e no orkut +renaldo+kopp
    Até mais...

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, MEU NOME É RAFAEL, EU TE CONHECIA APENAS PELO NOME, MEU PAI TRABALHO MUITOS ANOS COMO CASEIRO DO SENHOR EM CARAGUATATUBA na martim de sá, O NOME DELE É JULIO, MINHA MÃE MARISA, MINHA IRMÃ TATIANE E EU RAFAEL.
    ISSO HA MAIS OU MENOS VINTE E TANTOS ANOS ATRÁS.
    ABRAÇO
    MEU E-MAIL rafaeldonizetti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. It's remarkable to pay a quick visit this web page and reading the views of all mates on the topic of this paragraph, while I am also eager of getting knowledge.

    Stop by my web site; Redeaula.com.br

    ResponderExcluir