Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Saudade de Herculândia LXXXVI

Imagem do Google. Cliquem para ampliá-la.

Nota de Falecimento;

Foi sepultado há pouco, no Cemitério Municipal de Suzano, o herculandense de 71 anos, Antônio Rubinho Martinez, conhecido como Toninho Padeiro, pois trabalhou muito tempo na Padaria do Salvador Braga em Herculândia.

O Antônio foi casado com a Judith Rubinho Félix, filha de Calil Félix Saykali (sr. Calixto) e d. Enedina de Oliveira Félix, todos já falecidos, respectivamente irmã e pais do Félix.

No dia 13 de agosto de 2009 postei no bloguito uma nota sobre o Toninho Padeiro, narrando uma aventura que tivemos no tempo de juventude, a qual repito abaixo.

Como o Toninho sempre foi uma pessoa do bem, humilde, trabalhador, cumpridor dos seus deveres, sabemos que um bom lugar lhe está reservado na casa do Patrão e dedicamos a ele a oração supra.



Ao perceberem que esta foto é de arquivo pessoal, me perguntaram a origem desse Fordinho.

Era o carro do meu pai na minha adolescência. Foi nele que, apesar de menor idade, realizava meus passeiozinhos lá pela querida Herculândia. Na época o Brasil era desregulamentado, não tinha tantas chatices, o povo e autoridades, camaradas e não topavam tudo por dinheiro.

Felão, eu e o seu cunhado Toninho padeiro temos histórias. Lembra do Padre #$&*¨#*, que o João minhoca chamou de vigário vigarista? Pois é.


Esta foto deve ser do ano de 1958, pois o caminhão Chevrolet Brasil estalando de novinho estacionado ao lado era dos Laticínios Alta Paulista Ltda e seu motorista o Augustão preto (hoje seria senhor Augusto grande, afrodescendente. Fosse o Augusto anão teria de chamá-lo, Augusto verticalmente prejudicado. Tenham dó, né?

O Augustão preto está ainda firmão, casou-se com a Santa, secretária da minha saudosa mãe e estive com eles no ano passado por ocasião do falecimento da tia Espéria.


Esse Fordinho, o sr. João o comprou do sr. Martinelli, já tinha quase 30 anos de uso e funcionava que era uma beleza. Veio com uma adaptação, pois a rodagem era do Ford 1934, se não me falha a memória, aro 16", enquanto a original, 21", porisso mais macio que os demais, apelidados de Pé-de-bode...

3 comentários:

  1. Oi Sergio:
    Transmita as minhas condolencias ao Felix e a todos os familiares do Toninho Padeiro. Lembro-me muito dele e ele participou do jantar que ofereci aos colegas quando de minha admissão como funcionário no Banco Agricola de Herculândia.

    Beltran

    ResponderExcluir
  2. Banco Agrícola de Herculândia - Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada.

    O Serjão aqui foi o primeiro "contínuo" desse Banco, sabia?

    Abraços e transmitirei, sim

    ResponderExcluir
  3. ...com respeito ao Toninho padeiro, como me lembro dele, do Rubens e todos mais, que judiação..... Deus que lhe abençoe tbém, e que vá para um ótimo lugar, povo que lutou demais tbém. abços cara

    ResponderExcluir