Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sábado, 23 de abril de 2011

Prisões e Impunidade

{...} A deterioração da ordem pública na sociedade brasileira ao longo dos últimos vinte anos é fenômeno inquestionável, tornando-se fator decisivo na queda da qualidade de vida da população. O diagnóstico da situação aponta para uma nova conformação da criminalidade em nossa sociedade. Há um maior grau de violência associada aos crimes urbanos bem como verifica-se a solidificação de atividades criminosas cada vez mais organizadas e pautadas por uma racionalidade tipicamente empresarial. O desafio que se apresenta à sociedade como um todo é a reversão desta tendência que paulatinamente vai se consolidando como grave ameaça às nossas instituições democráticas.

É possível reduzir os índices de criminalidade violenta nos grandes centros urbanos brasileiros. Uma política pública consistente tem a capacidade de afetar a incidência da criminalidade conforme nos mostram inúmeras experiências internacionais e mesmo nacionais. Sob esta ótica, é preciso superar a prática costumeira do “apagar incêndios”, caracterizada por intervenções pontuais e meramente reativas ao sabor dos acontecimentos cotidianos. Política pública de segurança exige diagnóstico da realidade, elaboração de planos de curto, médio e longo prazos, além de uma gestão qualificada dos planos elaborados.


>--------> AQUI a matéria na íntegra

Por Luís Flávio Sapori; Sociólogo, Coordenador do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas ( CEPESP/PUC Minas), Membro do Conselho de Administração do Forum Brasileiro de Segurança Pública e Secretário Executivo do Instituto Minas Pela Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário