Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ary Barreira Carrinho, saudoso Mestre, EDUCADOR por excelência

Emoção em alto grau.

Fiquei arrepiado por cerca de um minuto. Gritei à dona da "pensão" para testemunhar a cena. Ocorreu ontem quando abri o e-mail da Stela Maris, filha do Mestre Ary Barreira Carrinho, o qual reproduzo a seguir, com a devida autorização da remetente:

"Olá Sérgio,
postei dois comentários em seu blog. Foi com surpresa e emoção que li suas palavras a respeito de meu pai. Adorei ver as fotos das minhas irmãs (Suely e Sônia). Meu pai foi Supervisor de Ensino efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; profissão que exerço, também, em Guaratinguetá - cidade da família de meu pai. Somos cinco seus filhos. Ele faleceu muito cedo, com 52 anos. Eu tinha vinte anos, quando isso ocorreu. Sou a caçula das mulheres...depois de mim veio meu único irmão, que tem o mesmo nome de meu pai: Ary Barreira Carrinho Filho. Pessoa tão incrível e especial como meu pai. Era outubro e eu me formaria professora de Português e Inglês naquele ano. Era 30 de outubro de 1978. Ele se foi cedo, mas deixou seu legado de homem honesto, trabalhador. Uma inteligência cativante. Eramos companheiros de filmes, de discussões políticas, de pescarias, algo que ele amava. De incursões noturnas pela gastronomia...ele me esperava chegar da faculdade para comermos juntos...Por meio dele tive contato com músicas de boa qualidade. Excelente orador. Falava muito bem Inglês e exercia a língua, falando pelas madrugadas em seu rádio amador. Gostava de ficar ao seu lado, na sala, lendo algum livro e ouvindo seus contatos com nativos da língua inglesa. Era um homem elegante e perfumado. A vida toda usou lavanda inglesa, perfume que me traz sua lembrança.

obrigada!
Stela Maris"

Sou inconformado com o rumo que a educação tomou em nosso tão maltratado país. Minha irmã Solange, professora, se aposentou em uma escola estadual existente na periferia de Pindamonhangaba. Algumas vezes necessitou o auxílio da Polícia Militar para ajudá-la a manter a disciplina. Exagero? Haveria outra forma de interação com um grupo de drogados? Em 24 de outubro de 2008 fiquei tão abismado com notícia que assisti na Tv Globo que preparei um videozinho e o coloquei no Youtube. Imaginem, 70% (setenta por cento) dos nossos professores sofreram agressão de alunos! O que é isso companheiros?







Em razão disto, sempre repito, não há que se reinventar a roda. Basta voltarmos ao passado. Incompreensível que, ao contrário de países desenvolvidos, regredimos, ao invés de melhorarmos. Peguemos um automóvel dos anos 50, 60, 70... Comparemos com um atual. Quanta evolução! Por quê com a educação percorremos caminho inverso? Não tenho dúvidas. Foi proposital. Pão e circo ,mais alienação, pavimentam o caminho de malfeitores.
Nestas citações estão sempre presentes os educadores de excelência que me ajudaram a passar pela vida, hoje um setentão, sem atrapalhar muito meus semelhantes, pelo menos os do bem, como escrevi à Stela Maris em e-mail e o Mestre Ary Barreira Carrinho, meu Diretor no Grupo Escolar do Distrito de Ibirapuera, em Inúbia Paulista, nos anos 50, estará em minhas excelentes lembranças até meus últimos dias.
Óbviamente quando citamos a "teoria da cinta" o fazemos em sentido figurado. A essência está na disciplina, no exemplo, no respeito, na formação de caráter, na retidão, enfim, no encaminhamento à boa trilha. Nunca matei um passarinho. Atribuo às lições do livro adotado nesta escola, por exemplo, quando reproduzi a lição que me tocou fundo;
AQUI .
Claro, muitos outros educadores deste porte também cruzaram o meu caminho, graças ao "Senhor", mas este post é exclusivo do saudoso Mestre Ary Barreira Carrinho, a quem presto esta singela homenagem. Pedi à Stela Maris que providencie citações suas para que possamos reproduzir e registrar na Net a passagem por esta terra de um homem que só fez produzir boas e férteis ações.

A Sônia Maria, outra filha do Mestre Ary Barreira Carrinho também visitou o bloguito e deixou o seguinte comentário:

"Grata e emocionante surpresa poder ver meu querido e saudoso pai citado num blog.Ary, com "ipsilom" Somente graças á tecnologia de ponta isto se torna possível,,,coisas dos tempos modernos,contemporâneos.Papai nos influenciou de papai forma tão decisiva e marcante que também segui os mesmos rumos educacionistas: fui supervisora por 4 anos e diretora de esola em Pindamonhangaba.
Papai era uma pessoa com um coração imenso, carinhoso, romântico, mamãe poderia endossar minhas palavras se viva estivesse.Se tiver fotos eu envio.
Sônia Maria."
A mãe deste teclador, os meus irmãos Solange, Sueli e Luiz Carlos (falecido) e Sônia Maria e Suely ou Suely e Sônia Maria, filhas do Mestre Ary Barreira Carrinho. Eu deveria estar abastecendo algum carro, pois morávamos nos fundos de um posto de combustíveis Shell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário