Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

sábado, 10 de março de 2012

“O Homem que Plantava Árvores”


Sérgio,

Tinha de ser no ecoeantigos! Há mais de dez anos eu procurava o vídeo “O Homem que Plantava Árvores”, sem sucesso. 


Eu não lembrava que tinha esse nome, o que me impediu de encontrá-lo. Eu o assisti uma vez na TV Escola, no meu sítio em Nova Lima, onde eu tinha antena parabólica. Gostei tanto que queria tê-lo para sempre. Mas na época eu ainda não tinha acesso à Internet, então procurá-lo era muito difícil. Até carta para o Ministério da Educação (MEC) eu cheguei a escrever, para perguntar onde encontraria esse vídeo.



E onde fui encontrá-lo? No ecoeantigos, depois de mais de dez anos! A emoção tomou conta de mim. E quem o enviou ao seu bloguito? O protetor da árvore em Curitiba, cuja matéria te enviei por e-mail. Incrível, não é mesmo?! Como reza o universo: há uma ligação em tudo! De tanto eu desejar esse vídeo, que é uma obra prima, ele veio parar nas minhas mãos, vindo de mãos do bem, de mãos protetoras da natureza, que são as suas e as do Carlos Eduardo Andersen. 

Obrigado, mais uma vez, pelo bloguito e suas postagens! 

Grande abraço,

Luís Lemos – PreserveJP – Nova Lima - MG
--
Luís Eduardo Lemos - http://preservejp.blogspot.com/



Lindo, maravilhoso, emocionante, seu depoimento prezado Luís Eduardo Lemos.

Confesso minha ignorância, pois desconhecia este filme que contém mensagem altamente positiva. Defende a vida. Precisa ser multiplicado à exaustão. Penso em pirateá-lo, no bom sentido, e distribuí-lo às crianças, porque os adultos, em geral, arriscaria um cálculo, mais de 90%, não estão nem aí com o meio ambiente. Imagine que no meu Bairro, tido como de formadores de opinião, pessoas altamente esclarecidas, somente uns 4% dos moradores procedem a reciclagem do lixo. Nem o responsável pela coleta seletiva pública, o faz. Não acredita? Veja o vídeo que produzi, o qual comprova minha afirmativa;




Na semana, veio aqui em casa uma comissão da Associação dos Moradores do Lessa, umas seis pessoas, com uma série de justificativas para cortarem umas árvores vintenárias que a Cecília Estrella, equatoriana, plantou em área pública às suas expensas.

Eis algumas das que estão lutando bravamente para suprimi-las;



Alegam, igual aquela septuagenária senhora de Curitiba alegou, que estão danificando o patrimônio público, afetarão a galeria de águas pluviais, etc. e tal.

Uma das companheiras ainda disse:
-Mas Sérgio, só são alguns exemplares de "ficcus."

Ao cabo da infrutífera reunião informei à comissão;

Senhores, se dirijam ao Ministério Público do Meio Ambiente de Pindamonhangaba, onde fiz uma representação para preservar nossas árvores, pois solução ecológica há, e a Prefeitura já foi notificada.

Se o pessoal que luta pela morte conseguir o intento, prometo que fotografarei tudo, filmarei tudo, darei nome de todas as pessoas que o fizeram e divulgarei mundo afora.

É isso aí, prezado Luís Eduardo Lemos, um grande abraço a você e obrigado pelo e-mail.

Sérgio Garcia - RG 2.872.627-3

4 comentários:

  1. Sérgio,

    Obrigado pela homenagem a mim no bloguito. Mais uma vez sinto-me honrado e lisonjeado em estar presente e ser citado nesse grande instrumento de informação, cultura, educação e meio ambiente. Parabéns pelo registro da questão envolvendo a coleta seletiva e as árvores aí do seu bairro. A luta não é fácil, não é mesmo?! Mas não podemos desistir!

    Abraços,

    --
    Luís Eduardo Lemos

    ResponderExcluir
  2. Sergio,
    Essas atitudes que fazem o engrandecimento e a impoortância do bloguito. Espero de coração que você seja feliz em seu intento, que é acontinuidade de sua luta pela preservação da natureza. Um abraço do amigo Zé Sylvio.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu caro amigo de juventude ZéSylvio. Só lutamos pela vida, não é mesmo? Veja que enorme satisfação eu tive ontem ao tomar conhecimento de que a matéria que fiz sobre a ecologista que plantou mais de 1.000 árvores no meu Bairro, equatoriana Cecília Estrella, está repercutindo no Equador. Isto é fantástico. Imagine como ela está se sentindo, tendo seus conterrâneos tomado conhecimento do bem que ela nos fez, há uns 15 anos passados e o nosso reconhecimento público.
    Só que tem uma coisinha. Nunca, nenhum vizinho expressou o menor agradecimento a esta moça. Nem a Associação dos Moradores do Residencial Lessa. Poder público, então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  4. Bem amigo Sergio, a luta pela ecologia não tem fronteiras. Assim, os comentários, de onde venham, serão o reconhecimento por algo feito com despreendimento e vontade.
    Se repercutiu por lá, é sinal de que poderá (e deverá) se alastrar - pelo menos por lá - e, todos aqueles que lutam pela preservação ambiental estarão recompensados.
    Um grande e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir