Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Omelete do Major Brigadeiro



O Omelete do Major Brigadeiro

Neste final de semana tive o privilégio de assistir a uma palestra com o consultor empresarial Geraldo Tadeu, na FAPI - Faculdade de Pindamonhangaba, cujo tema desenvolvido foi "Os fundamentos da excelência nos aspectos individual e institucional". Magnífica!

O mestre Geraldo Tadeu, que veio de Curitiba especialmente para o evento, deu verdadeira demonstração de sabedoria e humildade. Seus ensinamentos, se seguidos, colocariam o Brasil num patamar de excelência, para usar o termo que lá foi repetido à exaustão.

Na platéia estava um Major Brigadeiro, comandante de uma importante base aérea de nosso Estado. Acho que não devo citar seu nome. Já o conhecia de ouvir dizer e nesses dois dias de contato comprovei que sua conduta é exemplar.

Um homem tão poderoso e que distribuía exemplos de humildade. Para começar, deslocou-se de sua base com seu carro particular, apesar de ter carro oficial, motorista, segurança, isto para não onerar seu ministério, pois entendia que esta era missão privada, mas não, o Major Brigadeiro está interessado em aplicar os princípios de excelência aos seus comandados. Veio com sua esposa. No sábado, o Major Brigadeiro tinha um compromisso em uma cidade vizinha, distante uns 40 quilômetros de Pinda, sua esposa precisou retornar para casa com o carro da família, deixando-o sem condução.

Na hora do almoço, o qual ocorreu após as 15 horas porque o palestrante, entusiasmado, não interrompeu seus ensinamentos, fomos a um restaurante bom, bonito e barato (uma das orientações do programa de excelência) nas imediações e todos pedimos pratos baseados em carne. Importante ressaltar que cada prato serviu três pessoas. Como o Major Brigadeiro não podia comer esta proteína, o garção sugeriu peixe (robalo, salmão...). Ao verificar o preço do salmão no cardápio, o Major pediu, educadamente, que lhe servissem um omelete.

Sim minha gente, é verdade, eu estava ao lado, uma autoridade desse quilate preocupado em não onerar a conta que seria dividida e assim ocorreu. Na despedida, o Major Brigadeiro pediu ao outro consultor empresarial, o Pierre, uma carona até a estação rodoviária onde pegaria um ônibus para se locomover à cidade vizinha.

-O que é isso comandante? O Geraldo e eu levaremos o senhor até lá! Acho que o Pierre conseguiu realizar seu intento, pois o meu amigo Félix e eu saímos antes do desfecho.

Impossível deixar de estabelecer comparações com o comportamento dos pais da Pátria cantados diuturnamente em verso e em prosa pela imprensa falada, escrita, televisiva e eletrônica; aviões para cá, aviões para lá, helicópteros para cá, helicópteros para lá, lagosta aqui, caviar acolá, Romanée Conti, aqui, Romanée Conti acolá...

Parabéns caro Major Brigadeiro. Se sem os fundamentos da excelência o senhor já age assim, após concluir o exaustivo treinamento, que se iniciará em 19 de outubro próximo, a sua base, que já é modelo internacional, alcançará um enorme distanciamento de seus pares.

Fica a esperança de que se multiplique a visão de excelência em nossa Pátria.


Um comentário: