Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saudade de Herculândia C X II - Capítulo II

O JARDIM DE MINHA TERRA

A primeira frase do Hino de minha terra natal diz:

- Herculândia é uma cidade pequenina, sempre alegre e prazenteira...

Para complementar essa introdução acrescento os adjetivos: Acolhedora, Pacífica e Bonita. E sua beleza foi realçada a partir do momento em que se mudou para lá um senhor italiano, artesão das plantas, um artista impar em seu mister de preparar o solo, semear, regar e manter um cem número de espécies, desde as gramíneias, passando para os canteiros de flores multicoloridas, os arbustos e as árvores. Os pássaros agradeciam!

.

Desde sua mudança para Herculândia, até os seus últimos dias de vida, o Sr. Santo Tonus encantou a todos nos com sua refinada arte de desenhar figuras através das podas dos arbustos, o que fazia com maestria carregada de muito amor e carinho. Um Santo cuidando de nossa Jardim!

O jardim central da cidade, um quadrilátero esplendoroso que se tornou uma marca registrada de Herculândia, cantado e encantado por seus moradores, invejado por várias cidades vizinhas.

.

Desenho perfeito, distribuído em três setores que circundavam as obras de arte de Santo Tonus. Na parte central, uma fonte luminosa muito bonita ao redor da qual a garotada se reunia para aguardar as sessões de cinema, conversar sentada ao redor dos bancos gravados com os nomes dos seus doadores, discutir sobre os times locais e os do estado, encontrar com as menininhas de idade equivalente. Paquerar!

Um anel intermediário onde se encontravam os casais de namorados desejosos de maior privacidade, passeios de mãos dadas, namoricos nos bancos encobertos pela penumbra que descia da luz difusa que, com dificuldade penetrava por sobre as copas das árvores.

Um comentário:

  1. adorei este blog e fico feliz por ter gente como vc q valoriza a nossa cidade e conta um pouco da sua historia,meu nome é samuel e sou morador de herculandia uma cidade q acolheu minha familia e todos q aqui vem,achei legal vc citar o hino de herculandia a gente aprende no primario e fiquei muito emocionado quando ouvi tocar o hino de herculandia pela primeira vez na formatura dos alunos no clube,foi muito bonito,tocou o hino nacional e depois o hino de herculandia mostrando lugares da cidade,mas era diferente do q vc colocou:- Herculândia é uma cidade pequenina, sempre alegre e prazenteira... no lugar de SEMPRE foi cantado MUITO,queria tambem saber ja que vc falou do jardim e eu sempre tive curiosidade,eu ja perguntei pra muita gente mas não sabe explicar,queria saber como chama aqueles blocos com um vaso em cima e com cara de bicho e um velhinho me disse que eles jogava agua,verdade?

    ResponderExcluir