Cliquem aqui, http://radiovitrolaonline.com.br/, acionem a Rádio Vitrola, minimizem e naveguem suavemente sem comerciais.

.- A ÁRVORE QUE O SÁBIO VÊ, NÃO É A MESMA ÁRVORE QUE O TOLO VÊ! William Blake, londrino, 1800.

domingo, 8 de agosto de 2010

ELITE INSATISFEITA EM NOVA LIMA - MG

Buracos no asfalto de via que liga a MG 30 a dois “condomínios” de Nova Lima fizeram com que as administrações desses residenciais entrassem com uma ação na Justiça, por improbidade administrativa, contra a prefeitura. Um desses condomínios é o Jardins de Petrópolis, região formada por chácaras, onde a grande maioria dos proprietários é de classe média alta de BH, que usufruem da região nos finais de semana. No Jardins, há propriedades avaliadas em milhões de reais. Além da operação tapa-buracos, os condomínios pleiteiam também a iluminação da via.
.

O Jardins
tem como proprietários de chácaras alguns amigos/correligionários do prefeito. Esses amigos sempre o apoiaram e o defenderam. Um deles é fundador do condomínio e, atualmente, é também membro do Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA do município.
.

Todas as reivindicações que o “Condomínio” JP fez à atual gestão municipal foram atendidas. Podemos citar quatro principais: questão envolvendo invasão de área pública de preservação ambiental; questão do Plano Diretor do município; questão de abertura ilegal de rua no bairro e questão das cancelas em vias públicas mantidas pelo condomínio.

Em 2005, o condomínio se empenhou ao máximo para ajudar uma “amiga/associada” a legalizar a invasão que ela cometeu em uma área verde pública de preservação ambiental e de manancial: sua casa, sua piscina e sua área de lazer foram construídas dentro da área pública. A prefeitura, a pedido da invasora e com a ajuda do condomínio, elaborou um projeto para legalizar a invasão, encaminhando-o à Câmara, onde foi aprovado. A Lei 826/2006 foi criada no município exclusivamente para beneficiar a invasora, prejudicando o meio ambiente e a coletividade. O síndico do condomínio na época era o amigo do prefeito. Atualmente, esse amigo, como já dissemos, é também membro do CODEMA.

.
Há três anos, quando o Plano Diretor de Nova Lima foi sancionado pelo prefeito, houve uma mobilização de proprietários do Jardins (o líder foi o amigo do prefeito) para que o mesmo fosse revisado, já que ele tinha modificado o zoneamento do bairro, de predominantemente residencial – ZOR, para ZETUR- residencial com comércio e atividades de turismo e hotelaria. A reivindicação dos proprietários para o retorno ao zoneamento residencial foi prontamente atendida pelo prefeito.

.

Em 2009, o “Condomínio” JP realizou, na marra, ilegalmente, sem licenças ambientais, e desobedecendo embargo feito por autoridades policiais, abertura de rua no bairro. Um trator da prefeitura, a pedido do condomínio, realizou a terraplenagem. O assessor da prefeitura informou que membros do Conselho Gestor do condomínio omitiram, não informaram sobre o embargo. A Polícia Ambiental autuou e multou o condomínio por desmatamento de Mata Atlântica e a prefeitura pela desobediência ao embargo. Palavras do assessor: “Nós fomos enganados pelo Condomínio JP”. A síndica que cometeu essa improbidade e que enganou a prefeitura é, atualmente, membro do Conselho Fiscal do condomínio, e uma das autoras da ação aberta pelo condomínio contra a prefeitura.

.

O “Condomínio” JP mantém cancelas para controle de acesso à região em via pública que liga Nova Lima a Macacos. Essa questão é polêmica, já que está em jogo o direito de ir e vir das pessoas, dos cidadãos nova-limenses. Mas a prefeitura faz vista grossa, permitindo a existência das cancelas.

Por que agora o “Condomínio” JP está insatisfeito, revoltado com a prefeitura, mesmo depois dela ter atendido todas as suas reivindicações e pedidos? E se a prefeitura também se revoltar e “voltar atrás”, desfazendo, retirando todos esses “benefícios” cedidos ao Condomínio JP?

Luís Eduardo Lemos, cidadão e morador, 33 anos, do Jardins de Petrópolis

aqui algumas fotos denúncias

Um comentário:

  1. Valeu Sérgio, pela postagem da "Elite insatisfeita".
    Abração,

    Luís Lemos - PreserveJP
    Movimento para proteção do patrimônio público e ambiental
    da região do Jardins de Petrópolis - Nova Lima - MG
    www.preservejp.blogspot.com

    ResponderExcluir